Porque a vida merece ser "degustada"


O seu futuro é sempre obra sua...

10-08-2018 16:16

 

Resultado de imagem para felicidade no trabalho

Durante muito tempo, o trabalho evocava a ideia de contrariedade, de esforço,de sofrimento, de exploração, de regras, de rotinas e até de escravidão. Mas, no início do séc. XX, a noção de trabalho evoluiu e surge a ideia de benefício, de valorização e de transformação. Atualmente, o trabalho deve ser produtivo, deve remunerar e valorizar o cidadão ou cidadã. É necessário distinguir o trabalho enquanto valor e o trabalho enquanto mera atividade. O trabalho deve contribuir para a socialização, através da participação numa estrutura e da partilha de objetivos concretos.

Qualquer cidadão ou cidadã deve procurar no trabalho uma satisfação pessoal e o principal objetivo deve ser um melhor compromisso de forma a melhorar o desempenho e a rentabilidade, de forma a fortalecer o seu estatuto profissional. Por outro lado, o objetivo de qualquer empresa é melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores e colaboradoras, para aumentar o seu rendimento, assegurar bons desempenhos e condições positivas de desenvolvimento. Para tal, é necessário respeitar as pessoas pois motivadas são a chave do sucesso. Toda a empresa deve investir nos colaboradores e colaboradoras enquanto pessoas, respeitando as suas especificidades, as suas necessidades, a sua originalidade, a sua força moral e a sua importância no grupo.

É este o preço para que ele/ela dê o seu máximo empenho. Se assim não for, não se poderá exigir a quem não se sente reconhecido/a.

Tenham consciência das vossas valências, construam o vosso melhor cartão de visita, assumam a vossa profissão com ética profissional mas procurem também pela vossa felicidade no local de trabalho. Só assim serão felizes.

O vosso futuro é sempre obra vossa.

 

—————

Voltar