Porque a vida merece ser "degustada"


Sente a Vida em...Armona

12-08-2018 22:39

Foto de Sílvia Costa.Foto de Sílvia Costa.Foto de Sílvia Costa.Foto de Sílvia Costa.Foto de Sílvia Costa.Foto de Sílvia Costa.Foto de Sílvia Costa.Foto de Sílvia Costa.Foto de Sílvia Costa.

Em mais um ano, mas apenas pela segunda vez, partimos de Olhão, no ferry das 9h30. E logo de manhã, sentia-se já bem o calor e nem uma brisa se fazia sentir. Lá fomos a caminho da lindíssima e paradisíaca Ilha de Armona, situada no Parque Natural da Ria Formosa, no concelho de Olhão, no Algarve. A ligação à cidade de Olhão é feita diariamente por um ferry, de hora a hora, no verão, e com um horário um pouco mais reduzido no inverno.

A ilha é constituída por praias voltadas para a Ria Formosa e voltadas para o mar. Dispõe de um parque de campismo e de cabanas de aluguer, sendo também possível alugar casas particulares. Existem ainda restaurantes perto do molhe, alguns deles com tradição familiar já passados de geração para geração. Na ilha não circulam carros só apenas veículos motorizados de emergência e da limpeza.

Os adeptos dos desportos náuticos também encontram na ilha de Armona um bom local para os praticarem. Canoagem, vela e mergulho são apenas alguns exemplos. A pesca recreativa é também bastante popular.

Para além da parte habitada da ilha, existe uma secção de cariz mais selvagem, onde é possível encontrar, por exemplo, canaleõese outros exemplares da fauna local.

Mal chegados, avançámos por entre as casinhas pitorescas e os seus encantadores jardins e no final de 1km e 800mt, chegámos à praia. Pois é, um pouco longe mas vale a pena e de que maneira. Quase a chegar, passámos pelo Camaleão Beach Bar, onde mais tarde almoçámos: uma bela tosta mista e um hotdog, acompanhados por duas tigelinhas de batata frita. Aí, nos deixámos ficar e refrescámos na hora do calor. Abençoadas choupanas.

Regressámos a Olhão, no ferry das 17h, onde nos deliciámos com uns belos gelados italianos. Na parede, o quadro referia "Tudo o que  precisas não é amor...é apenas um gelato!". Diria diferente: "Tudo o que precisas não é apenas amor...é também Armona!"

Fica a dica! Inesquecível!Fascinante! Viciante!

—————

Voltar