Porque a vida merece ser "degustada"


O Prado da Felicidade...um livro de valores

05-07-2019 15:46

“São maus descobridores os que pensam que não existe terra porque só podem ver o mar.” Francis Bacon. Esta frase remete-me para um pensamento: a rejeição da mudança de atitudes, a descrença nas vantagens da melhoria de comportamentos. As pessoas persistem em se manter na zona de conforto porque têm medo do desconhecido, permanecem na crença de que "não existe terra porque só podem ver o mar". Onde ficam os seus horizontes, os sonhos, a imaginação, a criatividade e o seu desenvolvimento pessoal? Falo aqui de adultos mas são esses mesmos adultos que também educam crianças e que lhes servem de modelo/referência e aqui o problema assume uma maior dimensão. É precisamente aqui que a leitura traz um enorme benefício através do seu efeito terapêutico. 

O meu livro O Prado da Felicidade surge como um livro de reflexão, um livro que alerta para a importância dos valores na educação das crianças e na orientação diária de adultos. Este é, portanto, um livro para "miúdos e graúdos". Um livro que trabalha valores como a humildade, a entreajuda, a honestidade, o autodomínio, a responsabilidade, a resolução de problemas, a comunicação, a genuinidade e o respeito pela natureza. Um livro que nos fala de esperança e de felicidade.

Sabemos que as crianças estão expostas a colegas, a contextos, a programas de televisão que as podem confundir entre o que é certo e o que é errado - fazem com que o certo pareça errado e que o errado pareça certo - o que, como facilmente se compreende, poderá levá-las a valores distorcidos. Ora, se em casa, a família não tiver um papel observador e interventivo, essas crianças entrarão na adolescência pensando que o "ser popular" significa aderir a um padrão errado e aí os problemas serão já difíceis de sanar.

Alerto mais uma vez os pais e as mães para a necessidade de terem um papel verdadeiramente educativo e para apostarem tudo na melhoria das atitudes dos vossos filhos e das vossas filhas. As férias já chegaram e terão mais tempo para efetivarem as mudanças necessárias. Apostem muito na leitura e incentivem também as vossas crianças à leitura, nomeadamente de livros que possam transmitir valores.

O Prado da Felicidade foi a minha aposta de intervenção na sociedade e o livro poderá estar nas vossas casas com a maior das facilidades. Acompanhem também os eventos que vou anunciando pois vou estando em vários locais para sessões de apresentação e Horas do Conto.

Gostariam que fosse ao vosso agrupamento de escolas, ao infantário, à Biblioteca Municipal do vosso Concelho? Passem a palavra e lá estarei ;)

Invistam no melhor para as vossas crianças. Ofereçam valores.

A imagem pode conter: 1 pessoa

—————

Voltar