Porque a vida merece ser "degustada"


O nosso sucesso e o nosso poder...

13-09-2017 11:30

Resultado de imagem para sucesso e poder

"...o sucesso é um processo que está sempre em curso e que consiste em nos esforçarmos por nos tornarmos melhores. É a oportunidade de crescimento contínuo ao nível emocional, social, espiritual, fisiológico, intelectual e financeiro, enquanto contribuimos de forma positiva para os outros. A estrada do sucesso está sempre em construção. É um percurso progressivo, não um fim a ser alcançado.

"...o poder supremo é a  capacidade de produzir os resultados que mais se deseja e de criar valor para os outros durante esse processo."

Quem o diz é Anthony Robbins e quem o reforça sou eu. O poder já não tem a ver com a força ou robustez, nem resulta de uma herança, nem tem a ver com capital, como o era noutros tempos. O poder, hoje, deriva do conhecimento e da informação e a chave que dá acesso ao poder está ao alcance de todos/as. Contudo, o conhecimento é apenas poder em potência. É a ação ou a capacidade de agir, que produz resultados efetivos. "Para todo o esforço disciplinado existe uma recompensa múltipla." Jim Rohn

O primeiro passo é descobrir a nossa paixão, o que nos move, a razão e o propósito da nossa vida. Aquilo que nos completa, o que nos é capaz de dar a energia e o entusiasmo para fazermos, crescermos e sermos mais. É a nossa paixão ou vocação que dá o "combustível" para o "comboio" do sucesso e nos leva a realizar o nosso potencial.

O segundo passo é acreditar, ter fé de que vamos conseguir concretizar a nossa paixão.

O terceiro relaciona-se com a necessidade de um caminho, de uma estratégia, de um rumo certo.

O quarto passo está associado aos valores, aos nossos juízos éticos, morais, sobre o que está certo e o que está errado. O entendimento dos nossos valores (patriotismo, tolerância, etc) é uma das "chaves" mais importantes para atingir a excelência. Se a estratégia para o sucesso envolver valores que não são os nossos, até a melhor estratégia falhará. Estamos perante um conflito interno.

O quinto passo envolve a energia, o empenho, o dinamismo, a vitalidade. As pessoas de excelência são as que estão atentas às oportunidades, que não as perdem de vista, nem abdicam delas. É fundamental ter energia física, intelectual e espiritual para fazermos o melhor a partir daquilo que temos.

O penúltimo passo é o estabelecimento de laços. É essencial criar laços com outras pessoas, com passados e crenças variados.

O último passo é o da comunicação. É a forma como comunicamos com os outros e connosco, que determina a qualidade das nossas vidas. Devemos ter a capacidade de comunicar uma visão, uma busca, uma alegria ou uma missão. Vejamos o exemplo deste blog. Assume-se como um canal de comunicação, em que, para além de promover Portugal, partilha novas visões, sensbiliza para o bem-estar, para a construção de novos "caminhos" e para a superação de  obstáculos.

Poder e sucesso fundamentam-se no respeito pelo que nos move e no valor que se cria para a sociedade.

 

—————

Voltar