Porque a vida merece ser "degustada"


O nosso raio emocional...

11-01-2018 14:04

Resultado de imagem para inteligencia emocional

O que significa raio emocional? Refere-se aos nossos estados emocionais e ao modo como os gerimos. Inclui o que sentimos acerca de nós próprios/as, das pessoas de quem gostamos e dos acontecimentos e circunstâncias da nossa vida. Passamos uma boa parte da nossa vida estimulados/as pelas emoções mas nem sempre as reconhecemos e tentamos perceber porque estão presentes, as integramos e utilizamos eficazmente a sua energia. Saibam que a emoção significa "energia em movimento". Por outro lado, tendemos a classificar as emoções como "boas" ou "más" e a querer apenas as que nos fazem bem e a evitar as que nos fazem mal. Contudo, a energia não é "boa" nem "má", é simplesmente informação e nesse sentido a energia ou carga de emoções, pode gerar um impulso consciente ou inconsciente para passarmos à ação. Deste modo, qualquer emoção - até a mais difícil -pode ser utilizada para inspirar ações positivas. Esta é uma conquista comum aos grandes líderes da história.

Algo muito importante a salientar aqui é que os padrões emocionais por resolver da infância, podem afetar o desempenho na carreira e o êxito a longo prazo, na fase adulta. Será que reagimos aos acontecimentos da nossa vida adulta como lhes reagimos em criança? Pensemos, por exemplo, em alguém altamente tenso que se zanga com toda a gente no local de trabalho por uma razão trivial e que depois sai e volta às suas tarefas, sem se dar conta de que talvez tenha arruinado o desempenho da restante equipa no resto da semana. Saber lidar com as emoções de modo eficaz é importante porque elas podem produzir um impacto substancial sobre nós próprios/as e sobre as outras pessoas.

Isto é...inteligência emocional. Uma "regra de ouro" intemporal, característica diferenciadora dos profissionais de excelência.

Deixem-se inspirar, deixem-se trasnformar.

 

—————

Voltar