Porque a vida merece ser "degustada"


Ó mar salgado, quanto do teu carnaval...

12-02-2018 15:48

Mares & Oceanos é o tema deste ano do grande Carnaval de Torres Vedras. De 9 a 14 de Fevereiro/18, os dias viram noites e as multidões de foliões e folionas não arredam pé. As horas passam, o sol nasce e põe-se mas pelas ruas nunca se está só.

Eu, que cresci em Torres Vedras, posso bem testemunhar o crescimento exponencial de uma tradição que fez de Torres Vedras a capital do Carnaval, do Carnaval mais Português de Portugal. Sem dúvida que o é, sem nunca ter fugido à sua tradição originária. A "Matrafona" é o grande ícone deste Carnaval. Afinal de contas, só o podia ser, dada a origem remota do Carnaval em que os homens se começaram a vestir de mulheres para comemorar o Carnaval.

Este é um Carnaval contagiante, em que se respeita o mote "É Carnaval, ninguém leva a mal". Tudo vale para nos "roubar" uma boa risada.

Dado o tema deste ano, muitos foram os foliões e folionas que se mascararam de sardinhas, de nazarenas, de caranquejos, de lagostins, de pescadores, de nadadores-salvadores - incluindo as BabyWatch e a Pamela Anderson - 

O Corso de Domingo do Carnaval de Torres Vedras tinha razões para ser mais fraco, dada a chuva que se fez sentir mas, na verdade, ninguém se negou à folia - incluindo nós. De chapéus abertos até meio da tarde, as ruas estavam apinhadas com milhares de pessoas.

Os 8 carros alegóricos satirizaram mais uma vez a política nacional, com a geringonça a navegar e a oposição à deriva; "surfistas" de desportos milionários, com Ronaldo, Messi e Neymar a jogar um futebol de milhões; e "tubarões" que são líderes internacionais, com uma cadeia alimentar em que o Zé Povinho tenta escapar de Merkel, Juncker, e até de António Costa. Não faltaram os grupos de bombos e os cabeçudos a dançarem no seu estilo frenético. nem os Fidalgos, Ministros e Matrafonas, Flauzinas, Lúmbias e Marias Cachuchas.

No sábado à noite, os 41 grupos que desfilaram no Corso Noturno, deram cor e brilho à fauna e flora aquáticas, tendo ganho o grupo das lagostas e lagostinhas "Suadas e Safadas",que  arrecadaram o Prémio da Real Confraria 2018. Os "Escondidinhos no Buraquinho" conquistaram o 1º lugar do Prémio Grupos e as "Alforrecas Gradilenses" conquistaram o 1º lugar quanto ao Prémio Público. 

Os carros alegóricos deixaram de desfilar às 18h mas o Corso continuou ao ritmo do Toc'Andar, seguido por  uma multidão de foliões ao rubro - incluindo nós.

Acompanhem o Blog pois anunciam-se mais notícias Por ora, deixo-vos a mensagem do Kit Oficial de 2018:

"Ó mar salgado, quanto do teu carnaval

São risos e bom astral!

Por te cruzarmos, quantas mães não dormiram

quantos filhos à noite sairam??

Quantas noivas ficaram por casar

por não se quererem mascarar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

mesmo com uma máscara pequena.

Quem quis passar além do corso

teve que aguentar muito no dorso

Deus, ao carnaval matrafonas e folia deu

para que o pudéssemos viver...tu e eu!"

E agora...dancem o Samba da Matrafona!!!! E venham ao Carnaval de Torres Vedras!!!

—————

Voltar