O fenómeno do presenteísmo...

12-05-2018 19:19

Resultado de imagem para presenteismoResultado de imagem para presenteismo

Se o absentismo é sobejamente conhecido como uma forma de diminuição da produtividade, devido à ausência do trabalhador ou trabalhadora, falemos agora do tão comum presenteísmo. E o que significa? Significa a diminuição da produtividade, da performance, devido a problemas físicos e psicológicos do/a trabalhador/a, quando este/a se encontra no local de trabalho. Pode faltar-lhe a produtividade porque está sem motivação, tem problemas de auto-estima ou porque simplesmente sofre de lombalgias, de dores de cabeça, etc. Independentemente do motivo, o/a trabalhador/a não está a produzir o que deveria, não está a conseguir potenciar o seu desempenho.

Assim, pensar apenas no tapete da empresa do que em quem o pisa, é um  erro estratégicamente grave. Não basta dispor da mais avançada tecnologia, de uma sólida base financeira ou de uma posição dominante no mercado para assegurar o sucesso, se as mesmas não forem sustentadas por uma força de trabalho motivada, ouvida, valorizada, com aptidões viradas para o futuro e de elevada produtividade. 

O relacionamento entre colaboradores/as e empregadores já não é sustentada por uma relação de trabalho dependente mas antes por uma relação de parceria. Deverá existir um alinhamento de valores entre a empresa e os/as colaboradores/as para que a empresa cumpra a sua missão social e para que os colaboradores e colaboradoras sejam intraempreendedores e intraempreendedoras.  

Vale a pena pensar nisto.


Contactos