Porque a vida merece ser "degustada"


O destino começa em casa...

06-11-2018 13:49

Imagem relacionada

Para onde fugiram as regras básicas da boa educação, das boas maneiras? Não, não se trata de um conceito antiquado, fora de moda. É intemporal. São ferramentas essenciais para uma vida adulta de sucesso pessoal e profissional, independentemenete da atividade que se exerça. Estamos no século XXI mas regredimos bastante no campo da educação, das regras básicas da boa convivência. São crescentes os casos de crianças e jovens que desobedecem, que desrespeitam, que apresentam atitudes lamentáveis e de violência. Que adultos vão ser? E que profissionais?

Os jovens interagem hoje em dia com mais pessoas e em mais lugares do que nunca. Por isso, a sua visibilidade é cada vez maior e são, por isso, cada vez mais observados, pelos melhores ou piores motivos.Todas essas oportunidades de criar amizades, causar uma boa impressão e tirar partido de situações únicas podem ser deitadas a perder se eles não aprenderem o básico sobre uma boa conduta e um comportamento respeitador. Tão simples quanto isto. Estão a construir ou a destruir a sua "marca pessoal".

E onde estão os encarregados de educação? E quem são? Qual o exemplo que deixam diariamente junto dos filhos e filhas? Que cuidados têm na sua educação? Que acompanhamento fazem do percurso de vida, das escolhas, do aproveitamento escolar e das dificuldades dos filhos e filhas? Muitos, muitas demitiram-se já, desse papel. Educar dá trabalho, requer esforço, tempo pessoal, sacrifício e muito sinceramente são cada vez menos os casos que conheço e que me demonstram o contrário. Depois, vem, claro, o insucesso escolar, o abandono precoce da escola e a aprendizagem torna-se num alvo a abater, numa autêntica chatice. Sabemos que a exigência escolar está ainda longe de ser simplificada, pelo que terão de ser os pais e mães a apoiarem o estudo em casa (sim, estou a falar dos que têm bases para o efeito e são ainda muitos) ou a motivarem os filhos e filhas para a grande importância de concluirem, pelo menos, o secundário, para a importância do saber e da aprendizagem ao longo da vida.

O destino dos vossos filhos e filhas começa em casa. Fica a reflexão. Fica a provocação.

 

—————

Voltar