Porque a vida merece ser "degustada"


O boom da galinha dos ovos de ouro...

20-07-2017 16:24

Resultado de imagem para Portugal

400 euros por segundo é quanto o turismo português está a render. Portugal está finalmente a entrar na "primeira divisão do turismo mundial", tal como refere André Jordan, o "pai" da Quinta do Lago, no Algarve. O nosso fado já não é triste e o Vinho do Porto deixou de ter mais fama do que o país que o produz. Portugal deixou de ser um destino obscuro e esquecido pelos turistas mundiais. Portugal está definitivamente na moda. Apenas em 2016, ganhou 491 prémios internacionais.Em menos de 10 anos, as atividades turísticas quase que duplicaram a sua contribuição para a economia nacional. O Turismo é o setor que mais está a ajudar no aumento das exportações, na saída do défice excessivo e no crescimento do PIB acima das previsões de Bruxelas. As receitas geradas pelos turistas estrangeiros em 2016 foram de 12,7 mil milhões de euros. 

Os estrangeiros amam Portugal: país pequeno mas diversificado, bairros populares, cozinha extraordinária, monumentos, praias, fado, vinhos, excelência no alojamento, na simpatia e no acolhimento do povo português, cidades cosmopolitas e aldeias genuinas cheias de beleza. De realçar também que o turismo não se circunscreveu a Lisboa, Madeira e Algarve mas estendeu-se a todas as regiões do país e temos tudo de bom para continuar a crescer - no primeiro quadrimestre de 2017, os Açores tiveram uma subida de 30% no turismo, a Zona Centro registou 37,3%, o Algarve 28,8%, o Alentejo, 27%, o Norte 22,7%, Lisboa 21,2% e a Madeira 4,4%. Também não se limitou aos turistas estrangeiros pois também os portugueses fizeram disparar as dormidas para 1,3 milhões no primeiro quadrimestre de 2017. Para isso, teremos de prosseguir com campanhas de promoção, como as que têm sido desenvolvidas pelo Estado e pelo Turismo de Portugal nos últimos anos e que colocaram Portugal no mapa.

Atualmente, Portugal está em 15º lugar no que toca ao turismo, segundo o Fórum Económico Mundial. Note-se que apenas em 2016 o turismo português criou 46 mil novos postos de trabalho, o que mais contribuíu para o equilíbrio da nossa balança de pagamentos (deficitária há 40 anos). Foi como um surto rápido e intenso. 

De 2009 a 2017, a relevância do turismo na economia portuguesa subiu 83%. O turismo é a principal exportação da economia portuguesa: exporta uma média superior a mil milhões de euros por mês, 35 milhões por dia, 1,5 milhões por hora, 24 mil euros por minuto e 400 euros por segundo.

Uma outra questão bastante relevante é que o turismo, ao invés de outras exportações nacionais, assenta sobretudo em recursos endógenos, do país, não importando matérias-primas, bens ou serviços do estrangeiro.

Em 2016, o excedente do turismo chegou praticamente para anular todo o défice de que o país padece ao nível do comércio internacional de mercadorias e mais de metade desse montante deve-se aos turistas britânicos (21%), franceses (20%) e alemães (14%), sendo que não falamos apenas do que eles gastam durante as férias em hotéis e restaurantes mas também do facto de existir também um boom imobiliário nacional, devido ao crescente número de estrangeiros que está a comprar casa em Portugal, como primeira ou segunda residência.

Portugal está na moda e deverá continuar a cuidar muito bem da sua "galinha de ovos de ouro". Sem sombra de dúvida.

—————

Voltar