Porque a vida merece ser "degustada"


O Blog entrevista...

02-08-2016 22:40

 

  

 

Chega todos os dias por volta das 10h da manhã, abeira-se da estrutura de madeira junto às escadas que dão para a praia de Olhos d' Água e anuncia "Bom dia, bom dia, bom dia...cheguei!!! Todos se viram e olham para o rapaz de t-shirt colorida com a legenda 'Bolinha Light', de óculos espelhados, que desce as escadas, carregado com geleiras e caixas plásticas, acompanhado de dois ajudantes, pois o número de clientes assim já o exige. Traz com ele as famosas Bolinhas Light (Bolas de Berlim) de vários sabores (com creme de ovos, sem creme, com creme de Kinder Bueno, Nutella, chocolate branco, morango, mirtilo, limão, côco, avelã, kiwi e chocorango-mistura de chocolate com morango). Mas, existe ainda a hipótese de se optar por massa de alfarroba, com açúcar e canela por fora. Ou então optar pela bolacha americana ou pela Mega Bolinha. Impossível resistir-se até ao final das férias.

Conhecido como 'O Bolinha', não pára de gritar pregões engraçados e de cantar canções populares, adaptadas por ele à realidade das bolinhas. Chama as pessoas pelo nome próprio e todos correspondem. De sorriso no rosto, ar simpático e divertido, lá anda ele no meio da multidão na praia, cativando toda a gente. Quem o conhece, cumprimenta-o e quem não o conhece, fica fã, saca da máquina fotográfica ou do telemóvel e filma-o.

Não é fácil, nada fácil, suportar o dia todo na praia, com temperaturas elevadas, andar carregado e conseguir ter voz e energia para fazer toda a época balnear com este ritmo alucinante e contagiante. É o Bolinha, de seu nome Anderson Araújo, baiano, descendente de portugueses (avô paterno), italianos (avós maternos) e índios (avó paterna), pessoa humilde, altruista, simpática, que torna os Olhos d' Água numa praia diferente. Já foi entrevistado por vários canais de televisão (SIC, TVI, RTP1, Globo Internacional) e participou em várias entrevistas. No próximo dia 08 de Agosto/16, às 10h, vai estar de novo com a RTP1, em direto da praia dos Pescadores, com o Programa Praias Olímpicas. 

Este ano convidei-o para ser o 1º entrevistado do Blog. Obrigada Anderson por ser o ser humano que é.

Aqui fica a entrevista:

PM - Há quanto tempo vende Bolinhas em Olhos d´Água?

AA - Há 8 anos.

PM - Como começou?

AA - Foi o meu grande amigo Nilson Assis que me convidou para vender bolinhas na praia. Eu vivia em Vila Nova de Gaia, onde trabalhava como carpinteiro de limpos,numa empresa em Marco de Canavezes e trabalhava muito fora de Portugal. Nilson vendia bolas de berlim na praia Maria Luisa e aconselhou-me a fazer o mesmo para poder ter forma de conseguir terminar o curso no inverno. Aceitei, vim para o Algarve e comecei a trabalhar num café em Ferreiras, onde comecei a ouvir músicas populares portuguesas. No 1º dia em que vim para Olhos d´Água vender bolinhas, deixei as geleiras no carro com 50 bolinhas e vim para a praia apenas com a t-shirt legendada com a frase 'Bolinha light de Portugal, não engorda e conserva a beleza natural'. Logo as pessoas acharam piada, comecei a cantar, adaptando musicas populares à versão bolinha light. Hoje sou licenciado em Turismo e Marketing, pretendendo tirar o curso de Cozinha Internacional no próximo inverno.

PM - Nunca mudou de praia porquê?

AA - Tenho amor a esta praia, é uma praia familiar, conheço famílias, acompanho o seu crescimento, vejo as alterações de ano para ano (casais de namorados que casam e que depois aparecem já com filhos).

PM - Que tipo de pessoa está por detrás do 'Bolinha'?

AA - A mesma pessoa. O que sou na praia, sou cá fora, apenas falo menos. À noite, quando venho a Olhos d' Água sem óculos, ninguém me conhece. É muito engraçado. Apenas se falo mais alto, me reconhecem pela voz.

PM - Terminando a época balnear, o que faz?

AA - Estudo e viajo. Este ano tenciono fazer um inter-rail aos países nórdicos.

PM - O que significa para si, vender bolinhas na praia?

AA - Significa que amo a profissão, significa a simpatia que nutro pelos portugueses e o gosto que tenho de fazer com que as pessoas se aproximem umas das outras. Aprecio bastante o facto de tanta gente amar tanto este bolo tradicional.

PM - Porquê o nome de 'Bolinhas Light'?

AA - Porque não são fritas e por isso não contêm tanta gordura.

PM - Existem dias difíceis? Nesses momentos, consegue manter o sorriso no rosto e ter a energia necessária?

AA - Sem dúvida que por vezes existem problemas quando, por exemplo, existe algum atraso na entrega mas mal entro na praia tudo se dissolve, tudo esqueço quando entro na praia.

PM - O que lhe vai na alma?

AA - Ainda não casei porque 'quem casa quer casa'. O meu passo seguinte é adquirir a minha casa em Portugal, casar com uma ruiva e ser pai. Já trabalhei em 8 paises mas amo Portugal e amo a cozinha portuguesa.

PM - Já descobriru a sua missão de vida?

AA - Sim. Quero ter a minha Agência de Viagens pois adoro viajar e faz parte da minha formação.

PM - Terminámos.Obrigada Anderson. Gostei de conversar consigo.Até amanhã.

AA - Eu é que agradeço. Até amanhã.

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar