Porque a vida merece ser "degustada"


Best Cultural Event...uma homenagem ao rei lavrador, ao rei poeta...

25-01-2017 17:41

Resultado de imagem para d.dinis

Foi hoje e na Irlanda (em Dublin) que a Viagem Medieval, espetáculo organizado entre Julho e Agosto, pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, venceu o primeiro prémio do "Best Cultural Event" em gala internacional de eventos. Mas este é já o nono prémio arrecadado pela Viagem Medieval desde 2008 e o segundo prémio internacional atribuído ao evento.     

O Evento retrata o final do século XIII, em que D. Dinis é o rei de Portugal e por isso é uma homengem ao rei português que abriu caminhos à descoberta de novos mares, de outros mundos. D. Dinis foi designado por “O plantador de naus” pelo poeta Fernando Pessoa, no seu livro “Mensagem”, ao lembrar os pinhais que el-rei mandou plantar e que, mais tarde, seriam a pele das naus portuguesas que partiram à conquista de outros territórios na época dourada dos Descobrimentos.  

D. Dinis foi ainda conhecido como o rei lavrador, o rei poeta, o rei trovador, que definiu as fronteiras de Portugal no Tratado de Alcanizes. Reforçou a identidade nacional, deu brilho ao conceito de estado-nação. Criou a primeira universidade portuguesa em Coimbra. Casou com Isabel de Aragão que ficaria conhecida como Rainha Santa – a rainha do Milagre das Rosas.

O final do século XIII e o início do século XIV ficam marcados pela longa governação de D. Dinis. É um reinado assente na afirmação do poder régio e nas alianças firmadas com os reinados peninsulares.

D.Dinis foi um político nato, rei justo e piedoso, perspicaz e inteligente, forte e determinado. D. Dinis repovoou terras, construiu muralhas e castelos, organizou o exército, criou uma força naval moderna. Nacionalizou as ordens militares, criou a nova Ordem de Cristo. A sua marca perdura no tempo, faz parte da História de Portugal.

E agora, continua a fazer brilhar a nossa história. Parabéns a Santa Maria da Feira.


 

 

—————

Voltar