Porque a vida merece ser "degustada"


Novembro...mês de reforço de valores

01-11-2018 00:08

Hoje, dia 01 de Novembro, celebra-se o Dia de Todos os Santos, bem como a bonita tradição do Pão por Deus. Contudo, vem crescendo todos os anos a moda do Halloween (importada dos países anglo-saxónicos), celebrado na noite de 31 de Outubro e cada vez mais o cariz comercial exerce o seu poder. As roupas fantasiadas, os acessórios e os eventos multiplicam-se. A temática serve para tudo e as crianças claro, têm aderido à loucura da noite das bruxas e só querem brincar com o medo, com o lado mais sombrio e atrevido. Mascaram-se e está tudo bem, sem perceberem qual é a importância de aderirem a uma moda que não é nossa, que não faz parte da cultura portuguesa. Caberá então aos pais e mães explicarem as diferenças, se assim o entenderem. Seria bom explicarem que, por exemplo, a origem do Pão por Deus está associada ao pagamento de um foro, bem como ao costume de se oferecer alimentos aos defuntos e, mais tarde, ao dia em que se repartia pão cozido pelos pobres. Explicar ainda que aquando do terramoto de Lisboa de  1755, muitos dos sobreviventes ficaram ainda mais pobres e que um ano depois, no dia 01 de Novembro de 1756, as pessoas fizeram um peditório pelas portas.

Caberá aos pais e mães incutir valores nas crianças e explicar que o Pão por Deus celebra a vida, a partilha, a esperança, a solidariedade, que ao contrário do que se passa no Halloween, as crianças pedem ofertas de uma forma humilde e sem ameaças (muito ao contrário do lema "doçura ou travessura" do Halloween). Por outro lado, quem dá o Pão por Deus, fá-lo com base na generosidade e na gratuidade. A brincar, a brincar mas vão-se formando formas de estar na vida e já vemos tantas crianças a exigir e com sinais inequívocos de egoísmo...

Mas, o mês de Novembro arranca também com uma sensibilização aos pais e mães. Uma sensibilização para a importância do diálogo diário junto dos filhos e filhas, para a urgência de se cultivarem laços afetivos. Fui, esta semana surpreendida - positivamente surpreendida - por uma iniciativa da Associação de Pais da escola da mais pequenita: nos gradeamentos do lado de fora da escola, foram afixados cartazes (como poderão ver numa das fotos acima) que dão exemplos de 10 frases positivas para "usar e abusar em casa". "Amo-te"; "Sei que consegues"; "Desculpa"; "Como foi o teu dia?"; "Fizeste um bom trabalho", entre outras, são dicas para pais e mães cada vez mais apressados/as e afastados/as da vida dos filhos e filhas, que também precisam que alguém lhes lembre dos valores fundamentais da educação.

Sim, o mês de Novembro arranca bem. Será um mês de valores, de reforço de valores e de respeito pelas tradições - assim espero eu. Um Feliz Dia de Todos os Santos! Um feliz Dia de Pão por Deus!

—————

Voltar