Porque a vida merece ser "degustada"


Na alma, Lourinhã...nas mãos, a simbiose perfeita entre Bombons e a melhor aguardente

15-09-2016 11:57

Doce Lourinhã (www.bombons.pt/) 'nasceu' na Lourinhã, sobejamente conhecida pelos imensos vestígios de dinossauros, pela lenda 'Terra da Loba' e pela famosa Aguardente DOC da Lourinhã, produto de excelência do país, produzida na única região demarcada de aguardente vínica e equiparada às famosas aguardentes francesas 'Cognac' e 'Armagnac'.

Para 'matar' a vossa curiosidade, devo explicar que a lenda 'Terra da Loba' está associada a uma história verídica de há muitos anos atrás. Nesta vila, determinadas pessoas puseram-se em pé de guerra por via de um grande cão de caça que pertencia a uma família muito rica. Certo dia, o cão, dada a sua corpulência e força, soltou-se e vários homens avisaram a população de que se encontrava uma loba muito grande que a todos ameaçava. Assim, logo se juntou um grupo munido de paus, forquilhas e caçadeiras e correram atrás do animal, pensando ser uma loba.

Mas, voltando à Doce Lourinhã, ela é um exemplo de excelente empreendorismo jovem, de competência, profissionalismo e criatividade.

Estive à conversa com Sílvia Baptista, mentora do Projeto, que me concedeu uma simpática entrevista, a qual abaixo vos transcrevo:

PM - Como surgiu a ideia de criarem o conceito Bombons de Aguardente da Lourinhã?
 
SB - A ideia surgiu depois de eu terminar o curso de cake design na Academia Profissional de cake design nas Caldas da Rainha, onde aprendi a trabalhar o chocolate. Queria desenvolver algo diferente, mas que de alguma forma servisse para dar a conhecer a Lourinhã e foi então que resolvi criar  os bombons de aguardente DOC Lourinhã.
 
PM - Quando é que o conceito foi lançado?
 
SB -  Em Setembro 2013.
 
PM - A evolução tem sido positiva ou necessita de maior projeção?
 
SB - Tem sido positiva pois no Natal de 2013 (ano de lançamento dos Bombons) já tivemos quem os procurasse.
A partir dai foi sempre a crescer, não fazemos publicidade, as pessoas tem conhecimento dos nossos bombons pelo passa-palavra.
 
PM -  Para além dos Bombons de Aguardente, têm outros doces/Boimbons regionais...quais são os mais representativos em termos de vendas?
 
SB - Para além dos bombons de aguardente temos mais uma série de bombons , todos eles com aguardente mas também com outros sabores à mistura, mas o que os distinguem mesmo não é só o sabor mas o próprio nome. No entanto, o produto principal é sem duvida os Originais de Aguardente DOC
Tive em atenção de a cada bombom dar um nome e uma imagem, mas nada feito ao acaso, tudo com muito estudo e sentido, pois todos contam uma história relacionada comigo ou com a Lourinhã.
 
"O Beijo da Loba"
"O Amigo" (homenagem ao comendador Rui Nabeiro)
"Entornadinhos da loba"
"Mimossauro" (dinossauros)
"Gosto de Ti"
"Believe"
"Pegadas de chocolate" com 10 bombons diferentes, cada um com o nome de 1 das nossas 10 praias.
"Trinca-me" (Dinossauros)
"O POrtugu^s" ( batalha do vimeiro)
"Paixão da Loba"
"Pérolas da Loba" 
 
PM - Os clientes estrangeiros procuram os V/ produtos?
 
SB - Tenho clientes de todo o País e também do estrangeiro que procuram os bombons. Fazemos envios via CTT.
 
PM - Quais os V/ objetivos a curto/médio prazo?
 
SB - O principal objctivo neste momento é expandir o mercado a nivel nacional e posteriormente internacional.
 
PM - O que lhes vai na alma?
 
SB - Julgo que o mais importante é que de certa forma eu consiga levar o nome da Lourinhã além fronteiras, que as pessoas entendam um pouco da nossa cultura e história e que percebam que temos tanto para dar a conhecer: desde as nossas lendas, tradições, a nossa história  ao nosso património.
Temos praias maravilhosas, somos a capital dos dinossauros, temos tanto para mostrar...
 
PM - Obrigada Sílvia e os meus parabéns pelo Projeto inovador, pelo profissionalismo e pelo carinho que nutre pela Lourinhã.
 
SB - Eu é que lhe agradeço pela iniciativa que teve de nos entrevistar e de dar a conhecer a Doce Lourinhã.
 
Terminada a entrevista, Sílvia deu-me a provar alguns Bombons e só vos digo uma coisa: nada como acompanhar o café lá em casa com uns Bombons da Doce Lourinhã. Estejam onde estiverem, estes Bombons estão à distância de um 'clic'. Encomendem pela net e recebam em casa os genuínos e únicos Bombons da Doce Lourinhã.
 
Mas, sendo hoje o aniversário do 1º ano do Blog, tenho uma surpresa! Vamos ter um passatempo ESPECIAL: criem e enviem uma frase criativa sobre os Bombons da Lourinhã, façam 'like' na página do facebook da Doce Lourinhã (www.facebook.com/DoceLourinha/?fref=ts) e na página do facebook do Pieces Of Moments (www.facebook.com/Pieces-of-Moments-1665507453661591/?fref=ts) e já está: a frase mais criativa ganhará um presente muito doce.
 
Estejam atentos/as! Daqui a pouco no facebook do Blog!
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Acho que o mais importane com isto tudo é que de certa forma eu consiga levar o nome da Lourinhã além fronteiras, que as pessoas entendam um pouco de nós que percebam que tanto para dar a conhecer. Desde as nossas lendas, tradições, a nossa história e o nosso património.
Temos praias maravilhosas, somos a capital dos dinossauros, sei lá temos tanto para mostrar.

 

—————

Voltar