Porque a vida merece ser "degustada"


Mosteiro de Alcobaça...Património Mundial da UNESCO e um dos mais belos da Europa

08-06-2017 15:49

Os 20 mais belos locais Património Mundial da UNESCO da Europa

Ao longo do tempo, a UNESCO tem escolhido vilas, parques nacionais e belezas arquitetónicas por todo o mundo, de valor inestimável para a humanidade, e só na Europa existem 400 locais distinguidos com esta menção. Agora, a Condé Nast, maior revista de viagens, aconselha  os/as viajantes a visitarem os 20 destinos Património Mundial da UNESCO mais belos da Europa e um deles é... o nosso Mosteiro de Alcobaça.

O Mosteiro de Alcobaça é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português e foi começado em 1178 pelos monges de Cister.  Monumento Nacional desde 1910 e eleito como uma das sete maravilhas de Portugal desde 2007, o Mosteiro é agora referenciado como um dos mais belos da Europa.

De salientar ainda que os túmulos de D. Pedro I (1320-1367), com o cognome O Cruel ou também O Justo, e o de D. Inês de Castro (1320-1355), encontram-se em cada lado do transepto e conferem, ainda hoje, um grande significado e esplendor à igreja. Os túmulos pertencem a uma das maiores esculturas tumulares da Idade Média. Quando subiu ao trono, D. Pedro I tinha dado ordem de construção destes túmulos para que lá fosse enterrado, bem como o seu grande amor, D. Inês, que tinha sido cruelmente sentenciada à morte pelo pai de D. Pedro I, D. Afonso IV.  No seu testamento, D. Pedro I determinou ser enterrado no outro sarcófago de forma a que, quando o casal ressuscitasse, no dia do Juízo Final, se olhassem nos olhos.

Mosteiro da Batalha...um dos nossos ex-libris. Parabéns.

 

—————

Voltar