Porque a vida merece ser "degustada"


Mil-folhas de bacalhau e gambas

20-02-2019 12:35

Mil folhas de bacalhau e gambas

Ingredientes (3 pessoas)

Preparação

Ligue o forno e regule-o para os 250ºC. Coloque os lombos de bacalhau num tacho, cubra com água e leve a ferver suavemente durante cerca de 5 minutos. Retire do lume e deixe o bacalhau arrefecer dentro da água de cozedura. Descasque os camarões e tempere-os com uma pitada de sal, alho e raiz de gengibre previamente pelada e ralada. Borrife com um pouco de vinho do Porto e deixe marinar.


Entretanto corte a massa folhada de modo a obter 9 retângulos iguais, coloque-os no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e pincele a superfície com a gema desfeita. Leve a cozer durante cerca de 15 minutos ou até a massa estar dourada e estaladiça.
Escorra os lombos de bacalhau, limpe-os de peles e espinhas e desfaça-os em lascas grandes.


Cubra com azeite uma frigideira larga e salteie os camarões. Depois de fritos, retire os camarões para outro recipiente e junte mais um pouco de azeite na frigideira. Junte a cebola e deixe cozinhar até começar a alourar. Junte as lascas de bacalhau e borrife com um pouco de vinho do Porto. Deixe apurar durante breves minutos, volte a introduzir os camarões e ligue o molho com as natas. Deixe ferver até engrossar um pouco.
 

Num tabuleiro coloque 3 retângulos de massa folhada e cubra com o preparado de bacalhau. Por cima coloque outro retângulo de massa e repita as operações. Cubra com os últimos rectângulos de massa folhada e volte a pincelar com a gema.

Por cima, disponha o presunto rasgado em tiras, leve ao forno até tostar um pouco e... voilà! Sirva-se, sirvam-se e deliciem-se ;)

 

 

—————

Voltar