Porque a vida merece ser "degustada"


Libertar ilusões negativas para descobrirmos quem somos...

16-05-2017 15:02

Resultado de imagem para olhar com novos olhos

Há dias retive esta frase de Epicteto: "As pessoas deixam-se perturbar não pelas coisas, mas pelas perceções que delas têm." Pois bem, é necessário descobrir o mundo que ainda desconhecemos. O filósofo Pierre Teilhard de Chardin referiu como é necessário olhar com "os olhos mais perfeitos num mundo em que há sempre mais para ver." Desta forma, incitamos a nossa força interior a mudar a nossa vida. Devemos adquirir o hábito de olharmos de um modo diferente para nós mesmos/as e para o que fazemos e, ao observar de um modo distinto, alteramos o nosso ponto de vista. Todos, todas temos a possibilidade de mudar as perspetivas que assumimos de nós próprios/as e do mundo corriqueiro em que vivemos. Muitas vezes, quando a rotina se instala, perdemos a perspetiva revigorada que tivemos outrora. É fácil entediarmo-nos com a monotonia diária da vida: bebemos café no mesmo sítio, barafustamos quando o nosso portátil ou tablet fica lento, atolamo-nos em rotinas diárias e a vida vai perdendo o encanto. O entusiasmo e o espanto desaparecem e sentimos que já não há nada de novo. Todavia, tudo isto é apenas uma perspetiva mental que pode ser alterada e essa mudança gera novos sentimentos positivos e novas experiências na vida.

Se pudesse ver a sua vida pelos olhos de um estranho ou de uma estranha, como seria? Notaria a chatice de mais um dia de trabalho, de mais um dia em que tem de pagar contas ou encararia a sua vida como uma novidade e algo valioso? Faz pensar, não é? Façamos então o seguinte: da próxima vez que for trabalhar, imagine que entra no local de trabalho pela primeira vez, olhe para as pessoas e para o espaço como se não os conhecesse e aprecie. Olhe para além dos olhos. Tome consciência do que pensa nessa altura e no que sente. Descobrirá um mundo que ainda desconhece. 

Todos e todas temos o poder de mudar o nosso mundo diário através da perspetiva que assumimos relativamente a ele. Pode redescobrir um novo mundo, interior e exterior, vê-los com novos olhos e com uma maior clareza. Ao libertarmos as ilusões negativas, descobrimos quem somos e tornamo-nos mais felizes.

Deixem-se inspirar, deixem-se transformar.

—————

Voltar