Porque a vida merece ser "degustada"


Inocência, ignorância e sabedoria...

09-10-2017 13:49

Resultado de imagem para inocência, ignorancia e sabedoria

A criação da nossa identidade atravessa três fases. A primeira é o estado de "inocência", que ocorre desde o nascimento até aos sete, oito, nove ou dez anos, dependendo da evolução de cada criança. Os bébés quando nascem são como "folhas" em branco: limpos, puros e sem limitações ou preconceitos. Ao verem o mundo, deslumbram-se com as coisas que nele ocorrem. É este o tesouro da inocência, em que as crianças alcançam a felicidade em qualquer momento. Não pensam, não têm metas a alcançar e simplesmente brincam. 

A verdade é que a "semente" que cada criança traz consigo ao nascer, fica presa sob uma grossa camada de "asfalto" imposta pela sociedade e a partir daí ocorre a segunda etapa da construção da personalidade: a ignorância. Nesta etapa, que começa com a puberdade, o sistema de crenças já se encontra formado e os jovens vivem de acordo com a programação que receberam, sentindo-se inseguros e confusos, o que provoca a crise da adolescência. Ao repetirem as ideias e mensagens ouvidas na infância, sobre o que têm de fazer, ser e ter, de modo a serem aceites pela sociedade, convertem-se no que acreditam ser e há quem fique preso nesta fase durante o resto da sua vida. Para muitas pessoas, o medo da mudança é mais forte que o mal-estar, o vazio, a tristeza e a ira provocados por não se terem tornado no que queriam ser.

A terceira fase é a da sabedoria e começa no dia em que nos comprometemos a olhar-nos ao espelho para questionarmos as crenças com que fomos condicionados pela sociedade desde tenra idade, retirando os pilares mais profundos da nossa identidade, ou melhor falsa identidade. Graças ao autoconhecimento e ao desenvolvimento pessoal, podemos voluntariamente escolher as crenças que nos agradam, inserindo novas informações e descartando as velhas. É nesta altura que confirmamos a veracidade ou falsidade dos dogmas que nos foram impostos.

A mentira alimenta o ego, que tanto sofrimento nos gera e a verdade nutre a nossa essência, preenchendo-nos com felicidade e bem-estar. Assim, o crescimento pessoal é o despertar da consciência adormecida.

Deixem-se inspirar, deixem-se transformar.

—————

Voltar