Porque a vida merece ser "degustada"


I'm Your Mirror...

18-02-2019 16:58

#

"I'm Your Mirror", é o nome da exposição itinerante da artista portuguesa Joana Vasconcelos, que abre ao público amanhã, dia 19 de Fevereiro/19, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, e que estará em exposição até 24 de Junho/19. Composta por mais de 30 obras, esteve recentemente exposta no Museu Guggenheim em Bilbau, onde recebeu mais de 640 mil visitantes.

Joana Vasconcelos iniciou a sua carreira em 1996, é uma artista de grande originalidade, marcada pela grandiosidade das suas peças. Nas suas obras, tem utilizado materiais de uso comum/quotidiano (panelas, tampões, espelhos, jantes de carro, copos de cristal, entre tantos outros), o que lhe tem permitido conseguir peças bastante excêntricas e originais. 

Foi a primeira mulher e a mais jovem artista a expor no Palácio de Versalhes, em 2012, e ainda recentemente, a 14 de Fevereiro/19, Dia de São Valentim, inaugurou no 18.º bairro de Paris, zona limítrofe da capital francesa - e onde Joana Vasconcelos nasceu em 1971 -, o "Coração de Paris". Uma obra de 3.800 azulejos vermelhos pintados à mão, que tem movimento rotativo, é iluminado como um bater de coração, e que foi instalado na Porte de Clignancourt, no âmbito das obras de alargamento do metro de superfície. Na hora da inauguração, foi tocada a canção "Sous le ciel de Paris", imortalizada por Edith Piaf.

Joana Vasconcelos foi feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique, a 10 de Junho de 2009, é um dos ícones do nosso país, uma artista plástica que leva bem longe o nome de Portugal.

"I'm your mirror"...a visitar em Serralves.

 

—————

Voltar