Porque a vida merece ser "degustada"


Igreja de Válaga...um templo dourado

04-08-2017 11:27

Imagem relacionada

A 6,5 km da cidade de Ovar, a Igreja Paroquial de Válaga, de estilo barroco, também referida como Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localiza-se na freguesia de Válega, no concelho de Ovar e distrito de Aveiro.

O padroado da igreja de Válega pertenceu até 1150 a particulares. Desde essa data e até 1288 pertenceu ao Mosteiro de São Pedro de Ferreira e de 1583 a 1833 foi propriedade do Bispo e da Sé Catedral do Porto.

 Em meados do século XVIII, a sua implantação veio a localizar-se onde se encontra atualmente, tendo as obras se iniciado em 1746, e vindo a consumir mais de um século. No  século XX, entre 1923 e 1958, realizaram-se trabalhos de conservação por iniciativa J. O. Lopes e sua esposa, M. J. O. Lopes, em que se destacou a construção do atual teto de caixotões de madeira exótica. Data desse período ainda, em 1942, a colocação do painel de azulejos figurando a Senhora do Amparo, no topo externo da capela-mor, assinados pelo atelier de Jorge Colaço e executados pela Fábrica Lusitânia, em Lisboa.

Entre 1959 e 1960 teve lugar a campanha patrocinada por António Maria Augusto da Silva, comendador da Ordem de Benemerência, que compreendeu o revestimento por placas de mármore das paredes interiores e o revestimento na fachada principal, nas paredes interiores da nave e na parte superior do arco triunfal, com azulejos polícromos figurados da Fábrica Aleluia, de Aveiro, bem como os vitrais nas janelas. 

O templo não se encontra classificado mas é uma verdadeira obra-prima da arte da pintura do azulejo e, sem sombra de dúvida, uma das mais impressionantes igrejas em Portugal! Ao pôr-do-sol, a fachada da igreja, virada para poente, é particularmente bela, banhada pelos raios de sol. Um verdadeiro templo dourado que brilha com os seus fantásticos azulejos de múltiplas cores.

É, sem dúvida um lugar de luz.

Resultado de imagem para igreja de válega

 

—————

Voltar