Porque a vida merece ser "degustada"


Hoje é Dia Mundial das Bibliotecas

01-07-2016 08:02

Hoje, 01 de Julho de 2016, é o Dia Mundial das Bibliotecas e foi com bastante agrado que ouvi falar da Andarilha, uma extensão móvel da Biblioteca Municipal de Beja, que percorre quinzenalmente todo o Concelho, desde 2009, facilitando e promovendo o hábito da leitura. Desde logo, recuei à minha infância onde, na aldeia onde passava as férias, surgia uma carrinha da Gulbenkian que aí parava para as crianças requisitarem livros. Era pequenina mas o seu interior, recheado de livros, era um pequeno mundo mágico. 

O serviço de Bibliotecas Itinerantes foi criado em 1958 pela Gulbenkian com o objetivo de promover e desenvolver o gosto pela leitura e elevar o nível cultural da população portuguesa. Porém, o serviço foi extinto em 2002 mas marcou várias gerações.

Quanto à Andarilha, surge adaptada à evolução dos tempos e disponibiliza também um posto de computador, acesso à Internet, a reprodução, impressão e digitalização de documentos, bem como a requisição de CD's e DVD's.

Sabiam que em 1960, 26% dos homens e 39% das mulheres portuguesas, não sabiam ler e que em 2011, apenas 3,5% dos homens e 6,8% das mulheres não sabem ler? Por este motivo e tantos outros as bibliotecas são TÃO importantes.

Termino, reclamando a vossa atenção para a foto de topo, a da Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, eleita a mais bela do mundo pelo Portal Book Riot e para a foto abaixo, da Livraria Lello, eleita a mais bela do planeta.

Então, como vamos de leituras? Espero que bem.

—————

Voltar