Porque a vida merece ser "degustada"
Hoje, é 5ª feira da Espiga...
25-05-2017 11:30Recordo-me bem deste dia. Era um dia normalmente quente, em que saíamos para passear com a professora primária para apanhar a espiga. Era um dia especial em que adorávamos a ideia de ir até ao campo colher o nosso raminho.Que felicidade. Tão bom que as escolas mantivessem esta tradição.
O Dia da Espiga ou Quinta-feira da Espiga é uma celebração portuguesa que ocorre no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereiais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.
O Dia da Espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o raminho.
São seis, as plantas que compõem o raminho, cuja simbologia explico a seguir:
Espiga – pão (o desejo que nunca falte pão, comida em casa)
Malmequer – fortuna (ouro e prata)
Papoila - amor e vida
Oliveira - paz (a pomba da paz que traz precisamente um raminho de oliveira no bico)
Alecrim – saúde e força
Videira - alegria
A 5ª feira de Ascensão celebra a subida de Jesus ao Céu, 40 dias depois de ter ressuscitado. Quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus apareceu pela última vez aos seus discípulos, em Jerusalém, e levou-os ao Monte das Oliveiras. Depois de lhes ter renovado a promessa do Espírito Santo, ergueu as mãos ao céu e abençoou-os.
E...já é quase meio-dia...vamos parar um pouco e aproveitar para vivenciar o momento.
Feliz Dia da Espiga!
—————