Forte de São Vicente...guardião da Pátria

05-12-2018 13:31

Não têm magia, dias assim? O céu límpido, a ausência de vento e a presença do sol...o trio mágico e renovador. Dias assim permitem-nos pausas e contemplação. Foi o que fiz. 10mn de pausa no percurso. Parei no Forte de São Vicente (Torres Vedras). Erguido no cimo de um dos mais altos montes que cercam o vale onde se implanta a cidade, integrava as chamadas Linhas de Torres, um conjunto de fossos, trincheiras, traveses e posições de fogo, que remonta à época da Guerra Peninsular.

Iniciado em 1809, este forte constituía um dos principais pontos defensivos das Linhas de Torres, com a função de defender a estrada que unia Coimbra a LisboaO forte compreende um conjunto de três redutos, envolvidos por um muro perimetral com cerca de 1.500 metros de extensão. Encontrava-se artilhado com trinta e nove peças e era guarnecido por 2.200 homens, podendo comportar até 4.000 homens, em caso de necessidade. Contava ainda com um posto telegráfico e juntamente com o Castelo de Torres Vedras, então artilhado com onze peças, constituíam os dois pontos de defesa da vila. 

O Forte de São Vicente encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público. Se passarem por Torres Vedras, não deixem de lá passar. Na descida, façam nova paragem junto do miradouro e depois no Choupal. Lugares encantados, onde se respira amplitude, muito verde, serenidade e...vida.


Contactos

Pieces of Moments