Porque a vida merece ser "degustada"


Foi Domingo de Ramos...raminhos Santos por mais um ano

11-04-2017 12:06

 

Resultado de imagem para domingo ramosResultado de imagem para jesus monte oliveirasResultado de imagem para ramos oliveiras domingo ramos

Domingo passado foi Domingo de Ramos, simbolizando a chegada de Jesus a Jerusalém e o início da Semana Santa. Este ano, pela segunda vez, fiz questão de assistir à Eucaristia desse dia, por ser diferente e especial. Foi há um ano atrás que assisti pela primeira vez a esta Cerimónia e o facto é que me marcou positivamente. O Domingo de Ramos tem grande simbolismo e somos levados a vivenciar aqueles tempos. 

Chegada à Igreja e do lado de fora encontramos duas pessoas com duas grandes cestas cheias de raminhos de oliveiras, com os pés envoltos em prata e com uma mensagem Pascal. Depois, aguardamos cá fora pela chegada do Sr. Padre. Este ano, foi a vez do Padre Paolo. Com a sua chegada, somos convidados a formar um círculo e de raminhos levantados, recebemos a benção. Rezamos e de seguida, é feita uma pequena Procissão em redor da Igreja. A Eucaristia prossegue depois dentro da Igreja onde são lidos os momentos principais da Vida de Jesus, após a sua entrada em Jerusalém, até à sua Crucificação e Ressurreição. Com esta Cerimónia somos "transportados" no tempo e levados a viver com fé e emoção todo o relato histórico, nomeadamente a dor e a agonia de Jesus no Monte das Oliveiras.

Assim, como os filhos dos Hebreus com ramos de palmeira correram ao encontro de Jesus, com a sua chegada a Jerusalém, somos também nós, seus discípulos, convidados a direcionar nossos passos e ações para Ele e para Jerusalém Celeste. Desse modo, somos participantes do Mistério Pascal. 

No discurso Bíblico, a certa altura, é referido que Jesus entra na cidade sentado num jumento, simbolizando o domínio do homem sobre a mente e uma nova era que se inicia.

Os ramos abençoados neste dia, depois de secos, são queimados e usados na quarta-feira de cinzas. 

Com os ramos em mãos, nas nossas casas, por mais um ano, assumimos agora a missão de seguidores e de participantes de um Projeto maior...do Projeto de Deus.  Ele é o Senhor do tempo e da história.

Uma FELIZ SEMANA SANTA e uma SANTA PÁSCOA para todos e para todas.

—————

Voltar