Foco...precisa-se

28-10-2018 11:54

Imagem relacionada

As tarefas da casa, as compras, os compromissos triviais do dia-a-dia, as crianças, os horários, o nosso lado profissional, as mochilas, o acompanhamento escolar, o descanso, as refeições...já estão cansados/as? Pois bem, regressámos às rotinas e acredito que não tem sido nada fácil manter o foco entre as múltiplas tarefas que temos diáriamente. Este post vai, portanto, ajudar. Começo por dar algumas dicas práticas:

Faça pausas - a nossa produtividade aumenta caso se faça pausas de 5mn a cada hora de trabalho. É o suficiente para se fazer um restart mental. Renova a nossa energia.

Medite - nas pausas de 5 mn tente focar-se em algo: num quadro, numa pintura, numa paisagem, e relaxe.

Mude de tarefa - se está com um trabalho complexo e está a forçar a concentração, pare e mude de tarefa. Temos de aceitar os nossos limites e regressar mais tarde à mesma tarefa  sem sentimentos de frustração.

Sintonize-se com o seu  ritmo biológico - trabalha melhor de manhã, à tarde ou à noite? Então, tenha consciência do seu melhor período do dia para que concentre aí o que lhe é mais difícil concretizar.

Tome notas - é simples e resulta. Defina as prioridades e escreva-as. Quando chegar ao final de cada dia, vai sentir-se satisfeito/a e com uma sensação de eficácia pessoal.

Saiba dizer "não" - diga "não" às interrupções, aos sabotadores da sua eficiência.

Organize o espaço de trabalho - se o nosso espaço de trabalho estiver organizado, limpo e até bonito, isso motivar-nos-á para o que temos de fazer e a nossa criatividade subirá em flecha.

Faça exercício físico - todos/as já sabemos que o exercício físico tem um grande impacto a nível físico e psicológico. Basta uma caminhada de meia-hora por dia.

Alimente-se bem - também conhecemos os benefícios de uma alimentação saudável e alguns alimentos têm propriedades que potenciam as funções cerebrais. Alimente-se bem.

Durma bem - dormir 8h diárias é conceder-nos o descanso ideal para a renovação de energias para mais um dia focado.

Mantenham, pois, o foco. Por uma vida com menos ansiedade e stress.

Resultado de imagem para manter o foco


Contactos

Pieces of Moments