Porque a vida merece ser "degustada"


FIB...um bom investimento

27-10-2018 16:20

Imagem relacionada

Falemos hoje do FIB. Este é o novo indicador das empresas de sucesso. O FIB - Felicidade Interna Bruta - é um conceito que foi adotado pela primeira vez pelo Reino do Butão, um pequeno país da Ásia e que veio revolucionar a forma como se mede o desempenho de uma nação e agora também...das empresas. 

Desde a Segunda Guerra Mundial que ouvimos falar do PIB (Produto Interno Bruto), indicador que mede a produção económica de um país e também as empresas têm medido os seus desempenhos com base nas mesmas métricas. Regem-se pela quantidade de dinheiro obtido. Contudo, algumas empresas de vanguarda, de visão, já entenderam que são os indicadores de felicidade que têm o potencial de se converterem em ganhos financeiros e de garantirem o sucesso sustentado. 

De acordo com o conceito original do Butão, é a saúde, a felicidade e o equilíbrio, as coisas mais importantes que um país pode oferecer ao seu povo. E, nas empresas? Não será o mesmo? Cada vez mais proliferam opiniões de que é importante que as empresas implementem um conjunto de incentivos emocionais que aumentem o comprometimento e a produtividade dos seus colaboradores e colaboradoras, que façam com que as pessoas sintam prazer em ir trabalhar todos os dias e por vezes estamos a falar de medidas muito simples, pormenores que são difíceis de medir mas que no final aumentam o compromisso e a fidelização às empresas (reforço e melhoria da qualidade da comunicação interna, espaços de trabalho criativos/inspiradores, happy-hours, agradecimentos genuínos, etc).

Falamos de salário emocional. Um outro conceito de salário, muito diferente da conceção de salário (espelhado nos recibos de vencimento) que conhecemos. É verdade que as pessoas têm de ser recompensadas através de salários adequados às suas funções e responsabilidades mas, hoje, só isso não é suficiente. As pessoas querem sentir-se valorizadas, respeitadas e ver o seu trabalho reconhecido. As pessoas querem sentir-se felizes nos locais de trabalho, nos locais onde passam a maior do seu tempo e da sua vida e compreender em como são importantes para a missão das empresas.

FIB é pois um bom investimento e é um desafio que fica para as empresas.

 

 

—————

Voltar