Porque a vida merece ser "degustada"


Falta de visão ou falta de compromisso?

12-02-2019 15:21

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Hoje assisti a um episódio, ou melhor, a mais um episódio de um caso real de autêntica falta de visão e/ou falta de compromisso profissional. Tão lamentável, que profissionais haja ainda hoje, que não vêem para além da biqueira dos sapatos ou das botas. Foi numa estação dos CTT. Uma dezena de pessoas aguardava por ser atendida, duas funcionárias estavam no atendimento ao balcão e uma terceira estava no "entusiasta" e "aclamado" Banco CTT. De repente, deixámos de ver uma das funcionárias ao balcão, ficando apenas uma no atendimento e a terceira, que se manteve no Banco CTT. Um casal ao balcão que já lá estava quando entrei, lá permaneceu durante meia-hora a tratar de não sei do quê, com a única funcionária no atendimento ao balcão. E, nada do regresso da funcionária que se tinha ausentado. As pessoas, tal como eu, observavam e algumas movimentavam-se pela impaciência. A funcionária do Banco CTT não despregava os olhos do écran do computador, como se estivesse alienada e ali não estivesse. Inacreditável. De repente, entra mais alguém na estação que se dirige à porta do ou da Chefe da Estação e bate ferozmente, exigindo a comparência de alguém. Começa o burburim e a troca de olhares e uma funcionária ainda atira "Credo, o que é isto?". A funcionária do Banco levanta-se, como que acordando para a vida e dirige-se à pessoa recém-chegada, resolvendo a questão. Depois, a funcionária dirige-se ao "bunker"- espaço que não se vê de fora mas que nos deixa tudo ouvir - deixamos de a ver e ouvimos alguma troca de palavras, até que ela sai, notoriamente zangada e a refilar, sentando-se no balcão de atendimento, auxiliando a única colega que estava no atendimento. Fantástico. Que exemplo de postura profissional. Que atitude. Não tinham o Livro de Elogios, apenas o Livro de Reclamações :) lá se foi o meu elogio. Durante o tempo que ali estive, perguntei-me: " Será que é o mundo que roda ao contrário ou são as pessoas que trabalham de cabeça para baixo?!"

Que vontade de lhes explicar que o profissionalismo se prova nas situações mais complicadas e que sim, os profissionais e as profissionais devem ter uma visão maior que a biqueira dos próprios sapatos...ou botas.

Sejam lá proativos/as. Sabem que isso se "aprende" na formação? Já que não sabem...

 

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