Porque a vida merece ser "degustada"


ESCUTA o teu coração. ESCUTA o coração do mundo.

18-07-2019 22:31

"ESCUTA o teu Coração.ESCUTA o coração do mundo. ESCUTA o coração de Deus."Esta é a mensagem do Colégio do Amor de Deus, onde hoje estive numa Sessão de Apresentação e Hora do Conto do meu livro O Prado da Felicidade. Mas, é logo na receção que se entende qual é o espírito e a missão da Instituição: "Educar é a nossa forma de amar". Um Colégio privado, o primeiro, a abrir-me as suas portas e a proporcionar-me uma plateia imensa de crianças e de educadoras que, atentas à mensagem do livro, me comprovaram em como "investem" verdadeiramente, quer no saber, quer nos valores e na felicidade das suas crianças, jovens e pessoal afeto à Instituição.

Em conversa, soube que o Colégio data de 1950 e que integra desde o ensino pré-escolar ao secundário, dispondo de mais de um milhar de alunos e de alunas. Jerónimo Mariano Usera y Alarcón, o fundador da Congregação das Irmãs do Amor de Deus, nasceu em Madrid, a 15 de Setembro de 1810, e faleceu a 17 de Maio de 1891. Esta é uma congregação que se dedica à Educação, baseada no amor, em prol do bem da sociedade. 

O Projeto Educativo da Escola considera importante que o aluno viva o risco de abrir o seu caminho pessoalmente, com esforço e trabalho próprios. Para isso, promovem o pensamento, o raciocínio, o autoconhecimento, o exercício e o aperfeiçoamento das suas competências. Impulsionam a capacidade de expressar, criar e concretizar as próprias ideias. Querem fazer da Escola um lugar de humanização e de liberdade e por isso, baseiam-se no diálogo, na espontaneidade, na criatividade, no juízo crítico e na vivência correta em grupo.

A Escola oferece ainda a oportunidade de exprimirem as próprias opiniões: culturais, profissionais, vocacionais, religiosas, etc, sem temores, receios ou inseguranças. Houve então uma perfeita sintonia e identificação de valores entre o livro e o Colégio, o que por si só foi tão proveitoso e motivador, quer para mim, quer para quem me ouviu. O Prado da Felicidade voltou a sorrir...e eu também.

"Consideramos que os comportamentos positivos de pessoas concretas e o testemunho pessoal são um estímulo educativo imprescindível e, como acreditamos que na nossa Escola o “principal livro deve ser o mestre”, desejamos que cada educador ofereça uma conduta moral e uma atuação profissional de qualidade. Mantemos, pelo seu valor e por imperativo do Carisma das Irmãs do Amor de Deus, o princípio de que só pode aprender corretamente a criança que se sentir amada. Daí que educar é fazer-se próximo, estabelecendo assim uma corrente de afeto e de compreensão educativa que facilite a aprendizagem e o crescimento integral na Verdade e no Bem. Queremos ensinar com clareza e paciência. Para isso, cultivamos as capacidades e a adaptação, além da humildade e dos gestos próprios de uma vocação especificamente educativa. A compreensão de conteúdos e a aquisição de competências hão-de ser resultantes do trabalho conjunto, do bom método do professor e da colaboração, do esforço e da atenção do aluno e do Encarregado de Educação." Colégio do Amor de Deus

—————

Voltar