Porque a vida merece ser "degustada"


Ecos de Portugal...

24-03-2018 19:52

Resultado de imagem para ecos do mar peça bilros

Da autoria da artista plástica Cristina Rodrigues, "Ecos do Mar" foi o resultado de um convite feito pela Embaixada portuguesa no Japão. Trata-se de uma grande escultura que está a ser executada com as tradicionais rendas de bilros de Vila do Conde e que será exposta no dia 10 de junho/18, Dia de Portugal, de Camões, e das Comunidades Portuguesas. numa galeria de arte de Tóquio.

Trata-se de uma peça tridimensional, com a forma de um coração, que terá uma altura de 3,5 metros, composta por rendas de bilros, tingidas de vermelho para representar o sangue dos laços familiares, e outros materiais têxteis, e que será suspensa por fitas de cetim", explicou à Lusa Cristina Rodrigues.

"Esta obra terá o condão de ultrapassar fronteiras e projetar, ainda mais, a nível internacional, as rendas de bilros e o nome de Vila do Conde", considerou a presidente da autarquia, Elisa Ferraz.

"Como há uma barreira na língua achei que tinha de pegar num tema que fosse mais emocional e que fosse comum à cultura de ambos os povos", partilhou a artista plástica. Por outro lado, é uma forma de enaltecer a forte ligação que Portugal e o Japão têm com o mar, existindo também neste país várias vilas piscatórias.

Depois, para os lados de Palmela, tivemos esta semana a notícia de que o  Sobreiro Assobiador de Águas de Moura, Palmela, venceu o concurso da Árvore Europeia do Ano, assinalando o Dia Internacional das Florestas. Com 234 anos, o Sobreiro Assobiador já assistiu a um "número infindável de histórias" e ganhou a alcunha devido à dimensão da copa que dá suporte a "conjunto imenso de pássaros". O Assobiador é também o maior sobreiro do mundo, de acordo com o livro dos recordes do Guinness e  já foi descortiçado mais de vinte vezes.

São os ecos de Portugal.

—————

Voltar