Porque a vida merece ser "degustada"


Ecopista do Minho...terceira melhor da Europa

05-10-2017 11:20

Resultado de imagem para ecopista rio minho

 A 28 de Setembro/17, o Rio Minho passou a ser reconhecida como uma via de excelência e a terceira melhor via verde da Europa. O prémio, atribuido no âmbito do VIII European Greenways Award, é o resultado da união e foco de Valença e dos demais municípios do Vale do Minho, que permitiu potenciar a Ecopista criando um corredor verde, paralelo ao rio Minho, entre Monção e Caminha.

O ramal ferroviário que ligava Valença a Monção foi desativado há vários anos, sofrendo uma progressiva degradação pela ausência de utilização. Perante isto, os Municípios de Monção e Valença celebraram protocolos com a Refer para que, em 2004, abrisse ao público uma Ecopista destinada ao Cicloturismo e a passeios pedonais, o que fez desta via ecológica, a segunda em Portugal a aproveitar antigas linhas ferroviárias - então desativadas. 

Quem percorre a ecopista, cruza-se com vinhedos, campos de cultivo, ribeiros e vistas sobre um vasto património edificado. Alguns miradouros proporcionam vistas privilegiadas para o rio Minho e as veigas. As pesqueiras, as praias fluviais e ínsuas, inseridas na Rede Natura 2000 e um vasto património edificado permitem pequenas escapadas complementares à ecopista. O Centro de Interpretação da Ecopista, na antiga Casa da Vigia em Valença, mostra a fauna, a flora e as memórias da antiga linha do caminho de ferro.

A Ecopista está destinada a passeios pedonais, de bicicleta, patins em linha, skate e tem reforçado a oferta turística da região, o que agora será potenciado com a atribuição deste prémio de excelência.

Parabéns Minho. Parabéns Portugal.

Imagem relacionada

—————

Voltar