Porque a vida merece ser "degustada"


É hora...

04-05-2019 22:14

A ignorância gera mais frequentemente confiança do que o conhecimento: são os que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que afirmam de uma forma tão categ... Frase de Charles Darwin.

"A ignorância gera mais frequentemente confiança do que o conhecimento: são os que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que afirmam de uma forma tão categórica que este ou aquele problema nunca será resolvido pela ciência." Charles Darwin

Trouxe hoje esta frase porque, de facto, vamos verificando que algumas pessoas permanecem no "caminho" errado, confiantes de que estão certas, nunca refletindo sobre atitudes e comportamentos, como se o mundo girasse ao contrário do bom senso social. Como afirma Darwin, são as pessoas que menos sabem, que mais segurança têm e mais afirmam com veemência. Preocupante. É o saber, a ponderação,  a reflexão, o bom senso que deverão assumir mais força. A assertividade terá de ser levada para o campo de ação: é hora de se defender opiniões sem ofender, é hora de afirmar convicções sensatas, é hora de "separar o trigo do joio", é hora de a sabedoria assumir o seu papel na sociedade e de "travar" qualquer "assalto" inconsciente, insensato ou impulsivo. É hora de intervir sensatamente, de insistir nos "caminhos" corretos, é hora de respeitar o conhecimento e de o fazer respeitar.

—————

Voltar