Porque a vida merece ser "degustada"


Dia Mundial da Terra...celebrar ou mudar?

22-04-2019 14:41

Imagem relacionada

Hoje, dia 22 de Abril de 2019, é o Dia Mundial da Terra. O que ela nos diria hoje, se falasse? Foi esta a questão colocada pela minha filha mais velha, no dia do movimento juvenil em torno do ambiente. O Dia da Terra serve para nos lembrar - mais uma vez - que é dever do ser humano, respeitar o Planeta onde vive e de onde retira o que precisa para a sua sobrevivência. A água, o ar, o solo, os recursos minerais e todos os elementos da natureza, são dádivas que temos estado a desperdiçar e a desrespeitar, na procura de obter ganhos de curto prazo, cada vez mais concentrados num conjunto ínfimo de pessoas.  

Estudos informam que hoje, necessitamos de cerca de 1,5 planetas para suportar o nosso modelo de produção e consumo, isto quando apenas uma parte da Humanidade faz uso dos recursos naturais. Infelizmente, os seres humanos perturbaram o equilíbrio da natureza e, como resultado, o mundo está a enfrentar a maior taxa de extinção, desde que perdemos os dinossauros há mais de 60 milhões de anos.

Tomem nota dos seguintes dados:

O número de animais que vivem na Terra caiu 40% desde 1970.

As populações de animais marinhos também caíram 40%.

40% das 11000 espécies de aves do mundo estão em declínio.

As populações animais nos ecossistemas de água doce reduziram-se 75% desde 1970.

As populações de insetos diminuíram em 75% em alguns lugares do mundo.

Cerca de um quarto dos recifes de coral do mundo já sofreram danos irreversíveis e 75% dos recifes de corais do mundo estão em risco de stress às escalas local e global.

Estima-se que os seres humanos tenham impactado 83% da superfície terrestre, o que em muito afetou os ecossistemas, bem como as áreas em que espécies específicas de animais selvagens existiam.

Que medidas podem então ser tomadas?

Educar e sensibilizar para a taxa acelerada de extinção de milhões de espécies, bem como as causas e consequências desse fenómeno.

Alcançar grandes vitórias políticas que protejam grandes grupos de espécies, bem como espécies individuais e os seus habitats.

Construir e participar num movimento global que abrace a natureza e os seus valores.

Incentivar ações individuais, como a adoção de dieta baseada em vegetais e a interrupção do uso de pesticidas e herbicidas.

Que seja um Feliz Dia da Terra por muitos milhares de anos. Que pensemos nas gerações seguintes e no Planeta que lhes vamos deixar.

 

—————

Voltar