Porque a vida merece ser "degustada"


Dia Mundial da Criança são 365 dias por ano

01-06-2016 08:33

Hoje é Dia Mundial da Criança e proliferam por aí e muito bem as iniciativas coloridas e as habituais brincadeiras que se promovem neste dia. Mas...não basta. Não posso deixar de sugerir, neste Dia Especial, às Câmaras Municipais, Associações de Pais e Agrupamentos de Escolas que pensem todo o ano nas crianças e jovens e não apenas neste Dia. 

O Dia da Criança deveria ser todos os dias ou 1 dia por semana e devia contemplar muito mais do que apenas o aspeto lúdico. Devia, POR EXEMPLO, organizar sessões de Inteligência Emocional e de Coaching nas Escolas para alunos e professores de modo a investirem numa maior "qualidade de vida" no ensino. Já avaliaram qual é o atual nível de auto-estima dos alunos e dos professores? Já se questionaram pelo menos? Pois...

Não queiram por favor e de forma repetida fazerem "mais do mesmo" pois existem urgências maiores, urgências gritantes na comunidade escolar. Deixo um apelo aos Diretores das Escolas, aos Setores da Educação dos Municípios e às Associações de Pais: sejam mais proativos, mais criativos, mais úteis, mais inovadores. Unam esforços, deixem a política de lado e as conhecidas desavenças e "capelinhas", queiram agir em prol de um bem maior: o bem-estar emocional que tanta falta faz nas nossas Escolas. Investiguem o que algumas (poucas) Escolas nacionais já fazem e troquem impressões pois são casos de sucesso. Testem conceitos inovadores nem que seja apenas numa turma mas AVANCEM. Quando verificarem os resultados, tomarão consciência do tempo que perderam, das crianças, jovens e professores que não usufruiram.

Mais VISÃO, por favor.

—————

Voltar