Porque a vida merece ser "degustada"


Dia do Perfil do Aluno...o princípio de uma carreira feliz?

15-01-2018 13:59

Imagem relacionadaResultado de imagem para alunos

Hoje, dia 15 de Janeiro/18, debate-se numa Conferência em Lisboa e em direto via internet, o Perfil do Aluno do séc. XXI. Hoje, finalmente, pode dar início uma mudança estrutural fundamental no ensino e uma alavancagem para a felicidade na escola e no trabalho. Quero acreditar que sim. Que o Ministério da Educação, em colaboração com a Federação Nacional de Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário e todas as escolas que hoje têm sido convidadas a participar no evento, se juntem em uníssono numa verdadeira reflexão de mudança que urge ser operacionalizada em Portugal.

A aquisição de saberes tem de ser estimulante, promotor do desenvolvimento e crescimento pessoais das crianças, jovens e adultos. A Escola tem de se tornar num lugar aprazível, que desperte o gosto pela aprendizagem, o autoconhecimento, a capacidade reflexiva e crítica, a proatividade, a sociabilidade, a investigação. O método expositivo terá de ser conciliado cada vez mais com o método interrogativo, com trabalhos de grupo, com a transposição da teoria para a prática. Só assim se interioriza o fundamental em cada disciplina. 

A Escola deverá ser encarada como um processo natural de descoberta de vocações para que mais tarde, na fase das escolhas, os/as jovens se aproximem com segurança das áreas para as quais têm maior aptidão. Para que os/as jovens em consciência escolham e escolham bem, de acordo com o que gostam, de acordo com o que os/as apaixona profissionalmente.

É na Escola que se inicia um percurso profissional feliz, que se constroem cidadãos e cidadãs felizes, que se erguem sociedades felizes, plenas de bem-estar pessoal e social.

Que o Dia do Perfil do Aluno se cumpra na sua missão.

"O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho, afirma-se como referencial para as decisões a adotar por decisores e atores educativos ao nível dos estabelecimentos de educação e ensino e dos organismos responsáveis pelas políticas educativas, constituindo-se como matriz comum para todas as escolas e ofertas educativas no âmbito da escolaridade obrigatória, designadamente ao nível curricular, no planeamento, na realização e na avaliação interna e externa do ensino e da aprendizagem." Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho

 

—————

Voltar