Design Thinking...cultura primaveril nos contextos de trabalho

22-02-2019 11:24

Resultado de imagem para design thinking

O nome de Design Thinking cruzou-se ontem comigo e fiquei curiosa sobre o que seria. Pareceu-me interessante e agora percebi o seu significado. Design Thinking é o conjunto de ideias e de insights gerados na abordagem de problemas, com o intuito de se chegar a propostas de soluções. 

Ora, neste processo de Design Thinking, exige-se uma competência social essencial: a empatia. É necessário que as pessoas envolvidas se imaginem no contexto de um problema, por forma a que se coloquem no centro do desenvolvimento de um projeto de resolução. Depois, terão de ter também uma competência pessoal essencial: a criatividade, para o encontro de soluções.

O Design Thinking tem vindo a crescer como uma forma de abordar e de solucionar problemas, reforçando o trabalho de equipa e a inovação nos contextos de trabalho.  Funciona como um método de renovação, de "refresh" interno, de motivação e de alinhamento de colaboradores e colaboradoras face à missão da empresa/organização.

O Design Thinking procura diversos ângulos e perspetivas para a solução de problemas, propõe um novo olhar no tratamento de problemas complexos, um ponto de vista mais empático que permite colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto, gerando resultados que sejam mais benéficos para elas, mas que ao mesmo tempo sejam financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem conseguidos.

Diria que o Design Thinking é um género de "cultura primaveril", uma renovação de mindsets, uma "lufada de ar fresco" nas empresas e organizações. Engraçado é que nas minhas ações de formação sobre "Resolução de Problemas no Trabalho", tenho trabalhado o Design Thinking sem o saber. Mais um conceito adquirido ;)

Resultado de imagem para design thinking


Contactos