Porque a vida merece ser "degustada"


Construir o EU e o NÓS...

03-03-2018 17:31

De volta ao Blog. Desde 21 de Fevereiro/18 que o não fazia. Isto porque como Formadora e Consultora, o trabalho de terreno me tem "chamado". É inadiável "(...)Buscar na linha fria do horizonte, a árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte(...)". Tal como no Blog, identifico esta etapa da vida como uma missão inspiradora, em que me esforço por sensibilizar o tecido empresarial para o inquestionável valor das pessoas e da formação. E tem sido fabuloso. 

Fabuloso verificar que os profissionais antes de mais são pessoas que precisam de ser motivadas para a excelência pessoal e profissional. Fabuloso verificar que a cada ação de formação terminada, sinto que, por mais pequena que tenha sido a transformação, cada formando e cada formanda sairam da sua "zona de conforto" no sentido de adquirirem e alavancarem competências para o seu crescimento pessoal e profissional, Fabuloso constatar que AGORA as empresas "despertaram" para a importância que têm as soft skills na produtividade, no bem-estar e na felicidade em contexto de trabalho. 

Só existem, pois, duas razões para a falta de excelência profissional:

A) A falta de formação

B) A falta de atitude (responsabilidade, empenho e compromisso)

É necessário trabalhar o "EU", construir um novo "EU" para chegar ao "NÓS". Cada profissional deverá estar orientado para atuar de acordo com os seus valores, estar focado em si mas também nos outros e no serviço, estarem recetivos à necessidade de mudança como um processo de melhoria contínua.

É necessária a formação para a mudança de atitudes. Não existe outra maneira. Contudo, dar formação não passa por transferir informação, por debitar matérias, passa por um grande empenho, um grande sentido de missão, passa por criar motivação e confiança para a mudança, passa por ser autêntico/a, passa por querer ajudar cada formando, cada formanda, acreditando no aumento da sua felicidade na vida e no trabalho. Como costumo dizer "nem que seja 1% de melhoria diária", é preciso "caminhar" nesse sentido.

Nas ações de formação da minha esfera de competência, trabalhamos a assertividade, a liderança, a comunicação, a gestão de conflitos, a gestão do tempo, a ética profissional, a gestão de equipas, o trabalho de equipa, o autoconhecimento e a gestão de carreira, a gestão de competências, as boas práticas de gestão e o comportamento organizacional.

Estamos no século XXI, na era das soft skills, não podemos mais fazer as coisas erradas. O sucesso não "mora" na nossa zona de conforto.

Tal como Fernando Pessoa referiu:

"...é ver as formas invisíveis

Da distância imprecisa e, com sensíveis

Movimentos da esperança e da vontade,

Buscar na linha fria do horizonte

A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte -

Os beijos merecidos da verdade."

Fernando Pessoa - Mensagem

Até já e...bom fim de semana! Estejam sempre por aqui :)

 

—————

Voltar