Porque a vida merece ser "degustada"


Cafés e Tertúlias...

13-03-2018 13:40

 

Muito se refletiu, se debateu, se comentou, se organizou, se contribuiu para a mudança, para a inovação e para a inspiração à volta de... uma chávena de café. Assim sempre foi e continuará a ser. Sem dúvida que o café e os cafés têm esta mística: a de juntar pessoas e a de promover o diálogo.

Na verdade e historicamente em Portugal, foram em torno das famosas tertúlias (reuniões) de café que a política e as artes portuguesas do século XIX e primeira metade do século XX se desenvolveram, pelo cruzar de opiniões, troca de ideias, apresentação e discussão de ideias e livros novos etc. Cada café tinha uma, ou mais, tertúlias sobre temas diferentes.

Por exemplo, a zona do Chiado, dado o grande número de cafés aí existentes, assumiu a liderança em número de tertúlias: a Brasileira, o Nicola e outros receberam tertúlias com participantes tão influentes como Bocage, Alexandre Herculano, Almada Negreiros, Fernando Pessoa ou Mário de Sá Carneiro.

No Porto, o Majestic, a Brasileira e o Guarany eram os locais por excelência onde se reuniam intelectuais, artistas e políticos mas noutras cidades como Coimbra e Faro, também ocorriam tertúlias onde se discutia tanto a política nacional ou internacional, o futebol ou até mesmo o mexerico da terra :)

Agora, nos Correios de Portugal, têm disponível o livro "Cafés Portugueses - Tertúlias e Tradição" (no valor de 38€), o qual contém a abordagem a 39 cafés históricos portugueses, bem como as emissões filatélicas Cafés Históricos de Portugal, de 2016 e 2017-11 selos e 2 blocos. 

Muito interessante.

 

Livro "Cafés Portugueses - Tertúlias e Tradição"

 

—————

Voltar