Porque a vida merece ser "degustada"


Boom Festival...o Outstanding Greener Festival Award já cá canta

19-01-2017 14:04

Resultado de imagem para boom festival idanha-a-nova

Não, não foi a primeira vez, nem a segunda, nem a terceira, nem a quarta mas sim, a quinta vez que o Boom Festival, realizado todos os anos em Idanha-a-Nova, recebeu o prémio  Outstanding Greener Festival Award. Esta é uma iniciativa internacional que tem como objetivo premiar eventos exemplares em termos de práticas de sustentabilidade. Até agora, a distinção máxima foi atribuída a apenas dois festivais em todo o mundo, sendo o Boom Festival um deles. 

O Boom Festival é um festival bienal de cultura visionária realizado durante a lua cheia de Agosto. Iniciou-se em 1997 enquanto evento musical, mas evoluiu ao longo das suas edições para uma celebração da cultura alternativa. É um acontecimento multidisciplinar pois cruza diversas correntes artísticas, como pintura, escultura, land art, instalações interativas, música, video arte, galeria de artes plásticas ou graffiti. As propostas artísticas são complementadas por um vasto cartaz de conferências, workshops e tertúlias.

A distinção, mais uma vez recebida, foi atribuida tendo em conta as inúmeras boas práticas do evento: utilização de material biodegradável pelos restaurantes, produção de composto com restos de comida, existência de saneamento, utilização de energias renováveis,  reciclagem de comida, programa de revitalização da economia local, reflorestaçãoda Herdade da Granja, com a plantação de 550 novas espécies nativas, 348 casas de banho compostáveis, a Boom Bike Village, uma estrutura de apoio aos participantes ciclistas oriundos das várias partes da Europa, opções alimentares vegetarianas, estações de painéis solares que produzem energia para determinadas áreas de trabalho da organização e que ajudam na irrigação da Herdade, assim como o sistema inovador usado na filtragem de água. Para além de tudo isto, em 2016, a organização do festival disponibilizou ainda 211 autocarros desde Lisboa, Madrid, várias cidades de França e Suíça, que transportaram cerca de 30%do público. 

De salientar que Idanha-a-Nova foi nomeada Cidade Criativa da Música e integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, desde 11 Dezembro de 2015. 

Parabéns Boom e parabéns Idanha-a-Nova.

 

 

—————

Voltar