Porque a vida merece ser "degustada"


As 5 etapas de uma salada...

02-06-2017 12:49

Resultado de imagem para 5 bases de uma salada

E pronto. temos aí o calor. E o que é nos apetece (pelo menos a mim)? Alimentos fresquinhos e leves. Falemos de saladas e das suas 5 etapas. Uma salada deverá ter uma base de hortaliças (alface, agrião, repolho, couve de bruxelas, couve-flor), depois temos os legumes (beterraba, bróculos, tomate, cenoura, pepino, pimento), as proteínas vegetais (grão, lentilhas, feijão), os cereais integrais ( milho, cuscuz, aveia) e por fim o tempero (azeite, vinagre, ervas aromáticas). E já está. Variem os ingredientes e terão refeições suadáveis e deliciosas. Em baixo, deixo-vos duas receitas.

SALADA VERÃO

É uma salada que tem de tudo um pouco: fibras, carboidrato, gordura boa e proteína magra. Combine com uma porção de arroz integral se quiser uma refeição mais completa. 

Ingredientes:
Folhas a gosto (alface, rúcula, acelga e agrião)
1/2 lata de milho verde
1/2 xícara de cubinhos de peito de peru
Repolho roxo
Cenoura ralada
3 colheres de sopa de cebola cortada em fatias finíssimas
1 colher de sopa de pimentão vermelho cortados em cubinhos bem pequenos

Molho:
2 colheres de chá de azeite
1 colher de sopa rasa de vinagre
Sal a gosto

Modo de preparação:
Forre a saladeira com as folhas. Em seguida, acrescente o repolho e a cenoura ralada. Misture os demais ingredientes numa tijela à parte e sirva delicadamente sobre a salada. Para preparar o molho, bata vigorosamente todos os ingredientes com uma colher. Regue a salada e sirva de seguida.

SALADA MEDITERRÂNICA

A lentilha é o ingrediente principal desta salada, somada a folhas de agrião e tomate-cereja. Por isso, é uma receita que oferece uma quantidade generosa de proteína vegetal. Vale por um jantar leve. Mas, no almoço, complemente-a com uma porção de arroz integral.

Ingredientes: 
1 concha média cheia de Lentilha crua
0,5 unidade média de Pepino
0,5 unidade média de Cenoura crua
4 unidades pequenas de Rabanete
8 unidades de Tomate cereja
1 unidade de Limão
Pimenta do reino em pó a gosto
10 unidades de Amêndoas torradas sem sal
200 gramas de Agrião
Sal refinado a gosto 

Molho:
1 colher (sopa) de Azeite de oliva
2 colheres (sopa) de Vinagre
2 colheres (sopa) de Salsa
Salada:

Modo de preparação:
Numa panela com água e sal, cozinhe a lentilha até ficar al dente. Escorra a água e reserve. Tempere a lentilha com os ingredientes do molho (azeite, vinagre, sal e salsa).
À parte, junte o pepino, a cenoura, o rabanete (todos cortados em cubos)e o tomate cereja e tempere com sal, limão e pimenta. Acrescente as amêndoas e junte tudo à lentilha. Num prato ou saladeira, coloque o agrião e, por cima, os outros ingredientes. Sirva. 

 

—————

Voltar