
Porque a vida merece ser "degustada"
Alfama, Bairro Alto e Madragoa...um passado sempre presente
13-06-2017 11:22E Alfama, com o tema "Não toquem na minha Alfama", ganhou ontem a sua segunda vitória consecutiva nas Marchas Populares de Lisboa 2017, seguida da marcha do Bairro Alto e da Madragoa, que ficou em terceiro lugar. São Pedro cumpriu o que acordou com Santo António e assegurou uma belíssima noite de verão para que Lisboa brilhasse efusivamente de luz, alegria e cor. A criatividade e a beleza estiveram lá o tempo todo e os grupos estão de parabéns.
As Marchas Populares de Lisboa fizeram, este ano, uma alusão ao oceano Atlântico como "mar de encontros", com o tema "Passado e Presente - Lisboa, capital ibero-americana de Cultura" e na sua 85ª Edição, contou com a participação das habituais 20 marchas em competição: Alfama, Benfica, Madragoa, Alto do Pina, Carnide, Penha de França, Campo de Ourique, Bica, Castelo, Ajuda, São Vicente, Mouraria, Santa Engrácia, Alcântara, Marvila, Bela Flor – Campolide, Belém, Olivais, Graça e Bairro Alto.
Mas, no decorrer das Marchas, também desfilaram e dançaram os 16 casais que ontem se viram abençoados matrimonialmente pelo Santo António, bem como algumas marchas convidadas: da Associação do Bairro dos Anjos (Leiria), da Rua do Cabide de Quarteira (Quarteira) e da Associação Folclórica Cultural e Recreativa Verde Gaio de Lordosa (Viseu).
E porque a noite não podia ser mais convidativa, as festas perduraram até de manhã nos bairros populares, pois hoje é Dia de Santo António, Feriado Municipal de Lisboa. E por lá se provaram muitos quilos da bela da febra e da sardinha, com muito cheirinho a manjerico.
Parabéns Lisboa.
"Oh minha Alfama
Que tens sido baluarte
Do velho Tejo
Que anda sempre a namorar-te
O meu balão
Cheio de luz quando passa
Vai na marcha a dar a dar
Parece até que o mar lhe deu aquela graça..."
—————