Porque a vida merece ser "degustada"


Albufeira, o comboio e...os tuk-tuk

16-08-2016 16:46

Albufeira é cidade e faina de pescadores. O topónimo Albufeira provém da palavra árabe (al-Buħayra), designação do séc. VIII, que significa a lagoa ou pelo mar, ou, segundo outros especialistas, castelo do mar, dispondo-se altaneira e em anfiteatro sobre o mar. Do período Árabe perduram as ruelas estreitas, o velho castelo e as casas muito brancas com as suas açoteias e arcos. O concelho de Albufeira está dividido em 4 freguesias: Albufeira e Olhos d' Água, Ferreiras, Guia e Paderne.

O seu castelo, praticamente inexpugnável devido à sua posição estratégica, foi o último reduto árabe a cair nas mãos do rei Afonso III de Portugal.

Albufeira velha, tal como o próprio nome indica, é a zona mais antiga da cidade, é aqui que encontramos algumas das casas e prédios mais antigos que tendem a ter as fachadas mais tradicionais. O centro antigo de Albufeira tem uma grande escolha na restauração, desde restaurantes típicos portugueses, a restaurantes ingleses e irlandeses, snack bars e bons restaurantes de comida asiática. Muitos dos restaurantes servem cozinha tradicional portuguesa, com uma grande variedade de peixe e marisco, apanhados perto da praia dos Pescadores. 

Albufeira oferece-nos magnificas esplanadas e bares que servem, entre outros, cocktails coloridos. A vida noturna de Albufeira é aliás, fervilhante e sobejamente conhecida.

Nas ruas de Albufeira podemos comprar artesanato local, desde joalharia, bijutaria, roupas, pinturas e olaria a preços muito baixos.

O Dia do Município está já próximo: será no dia 20 de Agosto/16 e todos os anos, por altura das festas da cidade, Albufeira oferece espetáculos musicais e um grande fogo-de-artifício junto à praia.

Todos os anos, lá vai circulando também o comboio turístico, sempre repleto de turistas mas, este ano, existe algo de novo: uma invasão de tuk-tuk que andam numa constante roda-viva. Muito requisitados pelos turistas, os tuk-tuk são a nova moda. De sorriso no rosto, com os cabelos ao vento, os estrangeiros tiram selfies em movimento e lá vão bastante animados.

Albufeira é rústica e ao mesmo tempo muito in...adoro esta zona.

—————

Voltar