Porque a vida merece ser "degustada"


A sabedoria postiça...

05-06-2017 16:45

Resultado de imagem para falsa sabedoria

Durante muitos anos, no meio empresarial, imperou a crença de que o que importava era a gestão do talento, entendido como a soma do conhecimento e da habilidade, isto é, o tão falado know-how. Todavia, existe uma variável mais importante, a que se dá o nome de atitude, tão menosprezada durante tanto tempo. Uma determinada pessoa pode ter 3 Licenciaturas, 1 MBA, 2 Mestrados, etc, mas ser totalmente incompetente no momento de se relacionar com as outras pessoas. Tão simples como isto. Daí que, muitas pessoas são contratadas pelo seu talento e despedidas pela sua postura. A variável da atitude é de extrema importância.

Os conhecimentos académicos amontoados no nosso cérebro durante anos são nulos para algumas pessoas que nem sequer sabem como viver, não têm metas pessoais e que nem sabem tratar o outro ou outra como seres humanos que são. Limitam-se a guiar-se pelas expetativas alheias, porque a sua sabedoria é postiça e até lhes serve de parapeito para não enfrentarem a sua realidade. Ou, dito de outro modo, carecem de inteligência emocional.

Os livros e a prática podem aprender-se, com ou sem orientação, mas a atitude é uma questão de sabedoria vital, que só nasce quando procuramos e remexemos, agitamos, golpeamos dentro de nós mesmos/as.Não é possível aprender as atitudes essenciais para viver a vida, como se aprende, por exemplo, a tabuada. A atitude só se elabora em contacto com a alma, mediante a perseverança e a observação contínua, com humildade e gratidão, mergulhando na nossa consciência.

A predisposição para mudar é uma decisão própria e é a vontade que manda. Qualquer atitude de conformismo só nos prende. Queremos ser causa ou efeito?

Deixem-se inspirar, deixem-se transformar.

—————

Voltar