Porque a vida merece ser "degustada"


A música, uma arte sem fronteiras...

15-03-2019 14:51

Ontem fui assistir ao grande concerto do violinista e maestro holandês André Rieu. Foi uma noite incrível. É um dos grandes senhores da música e isto porque, para além de um enorme profissionalismo e paixão, são sempre os afetos, a sensibilidade, a humildade, a simplicidade e a simpatia que diferenciam as pessoas, independentemente do que elas sejam ou façam na vida. É a sua "grandiosidade" e genuinidade que as fazem destacar-se das restantes. E Rieu é assim.

Vinte anos depois, Rieu regresssou a Portugal, a Lisboa, com a sua Johann Strauss Orchestra, e agendou nada mais, nada menos que nove espetáculos, sete para agora em Março - esgotados - e outros dois para Novembro/19. Tal como ele já referiu, tem um "love-affair" com o público português. Um senhor de 69 anos, mas com espírito de 30, que o tempo todo brinca e interage com o público e que faz das 3 horas de concerto, não um evento formal e frio, mas sim de enorme proximidade, descontração e boa disposição. Durante as 3 horas, foi possível rir, chorar, cantar, levantar e sentar e até dançar. Nunca tinha visto nada assim. Posso até afirmar que não sendo fã de música clássica, passei a sê-lo, descobrindo que de facto este género musical nos "transporta" para um bem-estar superior, diferente, transcendente.

André Rieu é um fenómeno musical único: já vendeu 40 milhões de CDs e DVDs e os seus espetáculos ao vivo atraem mais que 600.000 mil pessoas por ano.

Rieu, para além de um grande senhor da música, também nos inspira pelas frases que transmite ao público: "Que, num mundo em que tantas fronteiras e barreiras se tentam construir, a música é a única coisa que não conhece fronteiras; que a música une as pessoas e cura as pessoas."

Para além de tudo isto, é marcante e notória a boa disposição dos seus 60 músicos, sinal de que André é um bom líder :) onde é que já se viu beberem champagne em palco no final de um concerto? Onde é que já se viu, dançar sapateado em cima de um piano? Só com Rieu e a sua equipa. Incrível, a boa disposição, as brincadeiras, os sorrisos no rostos durante as 3 horas de espetáculo, aliados a um profissionalismo irrepreensível.

Fantástico, André Rieu! Parabéns!

 

—————

Voltar