A Escola...place of light and learning

09-09-2018 11:05

  Resultado de imagem para escola learning

À porta de mais um ano letivo, debatem-se as mesmas questões. Como incrementar o aproveitamento escolar, como esbater as retenções, como estimular o gosto pela aprendizagem, pela aquisição do conhecimento junto dos alunos e alunas. As mesmas questões e os mesmos contributos de muitos/muitas que apontam sistemáticamente possíveis soluções. Já estivemos mais longe, é certo, contudo, será um processo moroso, tal a sua complexidade mas obrigatório, prioritário, inadiável, urgente. Tendo como ponto de partida as experiências das escolas-modelo portuguesas que têm experimentado novas metodologias de aprendizagem, multipliquemos rapidamente esses casos de sucesso às restantes escolas nacionais. Não há mais tempo a perder.

Ontem li uma frase do considerado "pai" da gestão, Peter Drucker: dizia ele que será a pessoa instruida que representará a sociedade moderna. Refere ele que na sociedade medieval, a figura central era a do cavaleiro medieval e que na sociedade capitalista, tínhamos o burguês. Séculos passados, será agora a pessoa detentora de conhecimento que personalizará a sociedade.

Neste sentido, a aquisição de conhecimento deverá tornar-se atrativa para crianças, jovens e adultos e é nesse sentido que, enquanto Formadora, consigo contextualizar tudo isto. Como transformar atitudes, comportamentos na idade adulta com o devido sucesso? Apenas, se as pessoas QUISEREM mudar. É, portanto, na infância, que devemos trabalhar na transformação e aqui, tal como li há dois dias na Visão, é necessário ensinar as crianças a trabalharem em equipa e a serem assertivas, temas imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e social. Só assim, se tornarão bem formados/as, tendo duas das aptidões mais relevantes para a sua afirmação pessoal e sucesso profissional. Não ignoremos também os problemas de mau comportamento nas escolas e até mesmo entre crianças e jovens e não ignoremos também as questões de stress escolar. A aprendizagem não deverá mais ser como que uma punição, deverá ser amada junto de crianças e jovens, deverá ser valorizada, apreciada, motivadora, uma "alavanca" para a felicidade pessoal e profissional.

Portugal ou qualquer outro país serão sempre o reflexo das suas sociedades mais ou menos desenvolvidas, mais ou menos instruidas, mais ou menos capacitadas e intervenientes. E é pela Escola que se começa o caminho. A Escola deve ser a "place of light, of liberty, and of learning."

Vale a pena pensar nisto.

"Toda a vida temos de ser estudantes e estudiosos, aprendizes e mestres, leitores e escritores, alunos e professores." 

Raul Diniz


Contactos

Pieces of Moments