Porque a vida merece ser "degustada"


A Escola e o desenvolvimento humano

26-02-2019 22:34

Resultado de imagem para escola e desenvolvimento humano

Quando é que na Escola se começa a transformar os conteúdos em sabedoria sintética, simples e útil? Quando é que na Escola possibilitam aos alunos e alunas, ganharem voz sobre dúvidas e questões? Se não se conseguem fazer ouvir, como vão aprender a escutar? Quando é que na Escola se transforma as aulas penosas e sofridas, em momentos de prazer pela aquisição do conhecimento, de sabedoria? Quando é que se vai refrear definitivamente o bullying no espaço escolar? Quando é que os pais e as mães se consciencializam do seu papel de motivadores e de conselheiros no trajeto de melhoria de resultados dos seus filhos e filhas? Quando é que estes encarregados/das de educação analisam os Testes de Avaliação dos seus filhos e filhas, tentando compreender com eles as causas que estiveram na origem dos maus resultados? Se foram dificuldades de entendimento, se foi por falta de estudo ou se foi por falta de concentração? Tal como os adultos, também as crianças devem saber que os erros só servem para que aprendamos algo com eles e que só assim os conseguimos resolver definitivamente. Quando é que professores e professoras começam a partilhar boas práticas para uma aprendizagem feliz e eficaz? Existem, sim, casos de sucesso, de real envolvimento, de respeito entre professores, professoras e alunos/as, dentro das quatro paredes das salas de aulas. Existem, sim, casos de verdadeira aprendizagem e de gosto, de vocação pelo ensino e de gosto pela aprendizagem. No entanto, são raros.

A Escola é a instituição habilitada por excelência, para a transmissão de conhecimentos e para construção de saberes, proporcionando aos/às educandos/as um aprimoramento das capacidades humanas , dentro de uma perspetiva globalizante.  A Escola tem como tarefa, formar e informar indivíduos, explorando e estimulando a sua capacidade cognitiva, desenvolvendo uma consciência voltada para o exercício pleno da cidadania e para o respeito de valores. 

"Podem as crianças amar a Escola se ela, de forma clara, não faz com que se sintam amadas?" Eduardo Sá

"Se uma criança não pode aprender da maneira como é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender." Marion Welchmann

As crianças e jovens precisam de pais e mães mais intervenientes, mais observadores, mais presentes, mais interessados, de uma melhor comunidade educativa e de uma melhor comunidade escolar. O valor da Escola é indiscutível na formação da individualidade de cada pessoa, bem como nos seus percursos pessoais e académicos.

"A Escola com a qual sonhamos deve assegurar a todos a formação que ajude o aluno a transformar-se em sujeito pensante, capaz de utilizar seu potencial na construção de conceitos, habilidades e  de valores”. Libâneo (1998)

—————

Voltar