S. Martinho e o sol...Magusto, a água-pé e a jeropiga

   
E lá vem amanhã de novo o S. Martinho , acalentar os nossos corações. Seja em família ou junto de amigos, quem não gosta de um pézinho de conversa a comer as benditas castanhas quentes e boas, com um copinho de água pé ou jeropiga a acompanhar? Até dá vida e saúde. 
A título pessoal, este dia é duplamente importante para mim pois a minha mãe faz anos neste dia e portanto, o dia 11 de Novembro é sempre dia de festa.
 
Mas, lembremos quem foi S. Martinho e conheçamos um pouco da sua Lenda. S. Martinho é sinónimo de humildade, de generosidade e de solidariedade. A 11 de Novembro do ano 397, foi enterrado S. Martinho em Tours (França), dois ou 3 dias depois de ter sido morto em Candes. É assim, o Santo popular mais importante de França e o seu túmulo, encontra-se, desde o séc. V, na Basílica de Tours, sendo o maior centro de peregrinação de toda a Europa Ocidental. Mas, o seu nome é bastante referenciado, um pouco por todo o Mundo.
 
Martinho, nascido na Hungria em 316, era um soldado. filho de um também soldado romano. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protetor dos soldados. Aos 15 anos vai para Pavia (Itália) e em França abraçou a vida sacerdotal, sendo famoso como pregador. Foi bispo de Tours.

Reza a lenda que, "num dia tempestuoso ia Martinho, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante... Martinho não hesitou: parou o cavalo, e com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e apareceu um sol estival. Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso.

Daí que,  todos os anos, o Verão de São Martinho costuma chegar em sua homenagem e assim comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo, jeropiga ou água-pé.

É o nosso Magusto, que segundo a Wikipedia, "é uma festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam castanhas ou bolotas para comer, bebe-se a jeropiga, água-pé ou vinho novo, fazem-se brincadeiras, as pessoas enfarruscam-se com as cinzas, cantam-se cantigas. O magusto realiza-se em datas festivas: no dia de São Simão, no dia de Todos-os-Santos ou no dia São Martinho."
 
Desejo-vos então um excelente S. Martinho!

 

Contactos

Pieces of Moments