Pousadas de Portugal...majestosos refúgios-Parte 1

Resultado de imagem para pousada de santa maria do bouro

De Norte a Sul do país, existem Pousadas deslumbrantes, algumas nascidas em edifícios históricos, que são autênticos bálsamos para a alma. Nestas Pousadas respira-se muita história, a alma viaja até tempos ancestrais e os olhos enamoram-se da natureza envolvente.

Comecemos pelo Norte, pela Pousada de Santa Maria do Bouro (fotos acima), antigo convento de Santa Maria do Bouro, situada em Amares, distrito de Braga e que data do século XII, sob o reinado de D. Afonso Henriques. O convento está classifcado como Imóvel de Interesse Público desde 1958, foi adaptado para Pousada em 1994 pelo arquiteto Souto Moura, tendo esta sido inaugurada em 1997.

A Pousada mantém a imagem natural do Mosteiro.

Aqui, "respira-se" quietude e recolhimento espiritual.

 

A Pousada de Viana do Castelo (fotos acima), situa-se no Monte de Santa Luzia e data de 1918. Encontra-se no ponto mais alto de Viana do Castelo e tem um horizonte sem fim: avista-se o mar, o rio e a cidade.

Aqui "respira-se"  liberdade de espírito.

 

A Pousada Mosteiro de Guimarães - Santa Marinha (fotos acima), situa-se na Penha de Guimarães e data do século IX. Em 1936, o Mosteiro foi classificado de Imóvel de Interesse Público e em 1977 iniciaram as obras de restauro e de transformação em Pousada.

Aqui "respira-se" História e Berço.

 

A Pousada Caniçada - Gerês (fotos acima), situada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, entre florestas, cascatas, paisagens, é um verdadeiro elixir da juventude. Afinal o Gerês é Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. A Pousada é um verdadeiro miradouro, avistando-se a divisão entre território português e espanhol.

Aqui "respira-se" natureza.

 

A Pousada Palacete Alijó ou Pousada Barão de Forrester (fotos acima), situa-se em Alijó, na região demarcada do Douro, berço do Vinho do Porto. A Pousada é um palacete de arquitetura portuguesa, construido em 1944. O nome da Pousada é uma homenagem a Joseph Forrester, um empresário inglês, radicado em Portugal no século XIX, que em 1855 recebeu do rei D. Fernando II, o título de Barão, pela sua dedicação, estudo e valorização do Douro e do Vinho do Porto.

Aqui "respira-se" tranquilidade e muito Douro.

A Pousada Valença ou Pousada São Teotónio (fotos acima), situa-se em Valença do Minho e localiza-se no interior da velha fortaleza de 2 torres e muralha dupla (séculos XVII e XVIII). Tem vista sobre o Rio Minho e sobre Tui (Espanha).

Aqui "respira-se" misticismo.

 

A Pousada Marão (fotos acima), foi a 2ª Pousada a entrar em funcionamento em 1942, construida em xisto, integrando-se no ambiente natural da Serra do Marão.

Aqui "respira-se" serra.

Enfim, termino aqui a Parte I das Pousadas de Portugal, com a consciência de que após a estada numa destas pousadas, nada será como antes pois algo em nós será diferente.

 
"A única maneira de teres sensações novas é construíres-te uma alma nova."
Fernando Pessoa

Contactos

Pieces of Moments