Pão Por Deus...assim manda a tradição

Que me desculpem as pessoas portuguesas que gostam do Halloween mas eu cá digo que não faz parte da nossa cultura. O que faz parte da cultura portuguesa é o Pão Por Deus. Tenho dito. Cada país com a sua tradição e assim deveria ser sempre.
Falemos então do nosso Pão Por Deus. Aí vem novamente o Dia de Todos os Santos e o nosso Pão Por Deus. As crianças entusiasmam-se sempre com a chegada deste dia e lá saem elas com os saquinhos de pano, por vezes bordados ou não, mas sempre decorados. São grupos e grupos e as aldeias ganham alegria e vida pois, quer queiramos, quer não, é nas aldeias que a tradição ganha maior graça. As pessoas, carinhosamente esperam nas suas portas, pela chegada das crianças e, por vezes, até as chamam.
 
Falando da origem desta tradição, ela está associada, no século XV, ao pagamento de um foro e, mais tarde, ao dia em que se repartia pão cozido pelos pobres. Aquando do terramoto de Lisboa de  1755, muitos dos sobreviventes ficaram ainda mais pobres e um ano depois, no dia 01 de Novembro de 1756, as pessoas fizeram um peditório pelas portas. Mas, o Pão Por Deus está também associado ao antigo costume que se tinha de oferecer alimentos aos defuntos.
 
Explicações à parte, desejo a todos/as um bom Dia de Pão Por Deus e um Bom Dia de Todos os Santos. Vivamos a tradição.
 

Contactos

Pieces of Moments