Marquês de Pombal...senhor de grande visão

Sebastião de Melo, mais conhecido por Marquês de Pombal, foi um senhor importante do governo português entre 1750 e 1777. Em 1755 exercia o cargo equiparado a Primeiro-Ministro e tentou implementar medidas de impulso económico para Portugal. A Região Demarcada do Vinho do Porto (primeira Região a assegurar a qualidade dos seus vinhos) data do período em que Marquês Pombal governou. Aboliu a escravatura, reorganizou o exército e a marinha, reestruturou a Universidade de Coimbra, incentivou a instrução primária e o ensino técnico. Mas, a sua faceta de senhor de grande visão, evidenciou-se mais após a triste data de 01 de Novembro de 1755, dia em que Lisboa sofreu o grande terramoto, seguido de maremoto e de um grande incêndio que durou 6 dias. Logo de seguida, Marquês de Pombal, não se intimidou, tendo sido rápido e eficaz nas suas decisões. O rei, D. José I, perguntou-lhe: "E agora?", ao que Marquês de Pombal lhe respondeu . "Enterra-se os mortos, cuida-se dos vivos e fecha-se os portos." Marquês de Pombal, organizou as equipas de bombeiros, evitou os saques e pilhagens da população, mobilizou a mesma para a reconstrução de Lisboa, mandou recolher os mortos, evitando as epidemias e menos de um ano depois, Lisboa já se encontrava parcialmente reconstruida.
 
De uma cidade medieval, "nasceu" uma Lisboa moderna, com ruas largas e retilíneas, grandes praças, surgindo uma linda Baixa Pombalina, o novo centro da cidade, umas das zonas mais bonitas, que perdura até aos dias de hoje. Mas, ele ainda fez mais: criou os primeiros edifícios com proteção anti-sísmica e foram mandados  construir esgotos com dimensão suficiente para um homem andar a cavalo dentro deles. Desencadeou também um inquérito junto de todas as paróquias para apurar informações sobre o terramoto e por isso, é considerado o percursor da sismologia.
 
Caso para dizer que devido ao Marquês de Pombal, Lisboa "renasceu das cinzas" e ficou ainda mais bonita. A 13 de Maio de 1934, foi inaugurada a conhecida estátua em sua honra.
 
 
 
 

Contactos

Pieces of Moments