Resultado de imagem para enoturismo no douro

O Enoturismo veio para ficar e ainda bem. É uma atividade turísitica que permite conhecer as etapas do processo produtivo do vinho, bem como vivenciar a cultura e a tradição local. Para além da promoção dos nossos vinhos, faz-se a promoção das regiões demarcadas de vinhos, bem como das rotas de vinhos portugueses. Numa unidade de Enoturismo, as atividades básicas são as provas de vinho, as visitas guiadas às instalações e vinhas, bem como a lojas de vinhos, a apanha das uvas e o pisa a pés. Em termos de procura internacional, o Reino Unido e a França, são os mercados que mais procuram este tipo de atividades, seguidos do Brasil, Espanha e Alemanha. A Gastronomia e os vinhos portugueses são de facto, um aspeto diferenciador e positivo, na avaliação que é feita pelo turistas. O número de clientes de Enoturismo situa-se entre os 500 e os 5000/ano. Os tradicionais casarões setecentistas das quintas e herdades abrigam charmosas pousadas que retratam com maestria o conceito “Wine House Hotel”, ou seja, são verdadeiros “spa´s vinícolas”. Apesar de Portugal ser um país de pequenas dimensões, possui 13 regiões DOC´s (Denominação de Origem Controlada) que originam vinhos bastante distintos devido a particularidade de cada um dos muitos microclimas existentes. 

Falemos então de duas das mais importantes regiões vinícolas portuguesas: o DOURO e o ALENTEJO

 

DOURO

O Douro(foto acima) é um dos poucos lugares do mundo onde a intervenção do homem valorizou a natureza. Após um longo e árduo trabalho, o pobre solo xistoso das íngremes encostas do vale do rio Douro, receberam longas linhas de vinhas devidamente alinhadas que acompanham o sinuoso rio, formando uma paisagem simplesmente magnífica, motivo pelo qual foi elevada a Património Mundial da Humanidade pela Unesco.

ALENTEJO

O Alentejo (foto abaixo) é uma região que vem apresentando uma forte evolução em termos de produção e em termos de qualidade. É uma região que tem apresentado vinhos excelentes a cada ano nos mais conceituados concursos internacionais de vinho. Tem uma grande vertente agrícola devido às grandes propriedades conhecidas como herdades, que em geral possuem mais de 100 hectares.

SOMOS GRANDES! À NOSSA!

 

Contactos

Pieces of Moments