Porque a vida merece ser "degustada"


Uma pérola singela e deslumbrante...de seu nome Olhos d' Água

12-08-2017 13:07

Imagem relacionada20ª Festa da Sardinha dos Olhos de ÁguaFoto de Sílvia Costa.Foto de Sílvia Costa.Foto de Sílvia Costa.

De seu nome Olhos d'Água. Inserida na pitoresca povoação de Olhos d’ Água, no Concelho de Albufeira, a praia deve o seu nome à existência de varias nascentes de água doce na praia à beira-mar e dentro do mar. Trata-se de uma praia muito frequentada, dado o seu carácter urbano e turístico, dispondo de uma praça central com esplanadas de onde se pode contemplar o mar e um pequeno passeio pedonal pela frente de mar, ladeado por palmeiras.

Anualmente, em Agosto, decorre a conhecida e ansiada Festa da Sardinha, evento que este ano comemora já a sua 20ª edição, a qual iniciou a 10 de Agosto e termina hoje. São três noites de muita animação bem juntinho à praia. Música, esplanadas onde centenas de pessoas se encantam com os pratos de sardinha e salada ao bom modo algarvio, com as bifanas no pão, com as telhas, com as caipirinhas, com o mar azul que a pouco e pouco vai mudando de cor, com o aproximar da noite serena, que convida a brincadeiras na areia e à contemplação do luar sobre o mar.

Ontem, o jantar foi na areia da praia e a opção foi bifana no pão, por volta das 19h30. Em volta, as gaivotas foram-se aproximando, as luzes foram-se acedendo e os cheiros a sardinha e a carne grelhada foram-se acentuando e misturando com as vozes e gargalhadas dos grupos que se juntavam à festa. Quando saímos da praia, já as filas eram enormes para o pré-pagamento e para a bela da sardinha. Portugueses e estrangeiros juntos numa única paixão: rendidos à sardinha. 

A animação prosseguiu noite dentro e a tradição cumpriu-se mais uma vez. De volta a casa, por volta das 21h, terminámos com um mergulho na piscina, cuja temperatura era testemunha do calor que se tinha feito sentir durante o dia.

Foi...uma noite feliz. Uma noite com alma algarvia.

Hoje, os planos serão outros. Afinal de contas, o Algarve é assim mesmo, uma eterna festa num verão que nunca acaba. Aguardem.

—————

Voltar